Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 08 de Dezembro de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Educação

Aventuras, lembranças e histórias de vida integram obra literária

, 11 de dezembro de 2015 às 8h16

Arroio do Meio – Uma noite repleta de aventuras, histórias, emoção. Foi neste clima que ocorreu na terça-feira o lançamento do livro Na Mala…Mil Aventuras, fruto do concurso literário promovido pela secretaria de Educação e Cultura. O evento ocorreu nas dependências do CTG Querência do Arroio do Meio.

Personagens e um ambiente totalmente decorado compuseram o cenário preparado especialmente para a ocasião. Autoridades, alunos, pais, comunidade e demais convidados foram recepcionados com a bela apresentação do Grupo Instrumental da Escola Princesa Isabel. Composta por alunos do 2º ao 9º ano, o grupo tem como coordenador o professor Cristiano Lenhard e encantou os presentes com clássicos da música nacional e internacional.

A secretária de Educação, Eluise Hammes, deu as boas-vindas ao público e relembrou a trajetória do concurso que iniciou em 1998 e hoje chega a sua 12ª edição. “É um projeto que tem o objetivo de incentivar as crianças, jovens e adultos para a leitura e produção literária. Uma obra que deixa muitas histórias para a história do município”. Explicou ainda que o tema foi pensado para atingir vários públicos de diferentes faixas etárias a escrever.

A bordo de um “ônibus fictício” que trafegou entre o público, personagens de histórias infantis e do cotidiano, traziam em suas mais variadas malas, o livro do concurso literário 2015. A leitura de um texto de uma das escritoras oficializou o lançamento da obra que emocionou o público. Neste contexto, Eluise afirmou que “o concurso literário é emoção, é sentimento”.

Ao fazer uso da palavra, o prefeito Sidnei Eckert agradeceu a todos que se envolveram no concurso, salientando que isto não seria possível sem a participação da comunidade. Parabenizou os escritores por “terem agora o seu nome na história de Arroio do Meio”. Salientou a expressiva participação dos arroio-meenses nos eventos de aniversário do município e desejou a todos um excelente Natal e Ano Novo.

Em seguida houve a entrega dos livros aos 168 escritores selecionados no concurso. Ao total 550 textos foram entregues na secretaria de Educação que passaram pela avaliação de três comissões de seleção de textos. O encerramento do evento contou com uma mensagem especial de final de ano preparada pelos atores do grupo Luz e Cena.

Uma das escritoras é Mariana Dametto de 10 anos. Aluna do 4º ano da Escola João Beda Körbes, Mariana já havia participado do concurso em outra ocasião, mas foi a primeira vez que teve seu texto selecionado. “Foi a primeira vez que ganhei e fiquei muito feliz quando soube que tinha sido selecionada”. Com o texto Mil Aventuras…na mala, Mariana falou sobre as aventuras do passado, presente e futuro. A mãe Marisa Dametto fala com orgulho do feito da filha. “É muito bom participar dessa conquista. Ela sempre gostou de ler, tanto que a incentivamos desde pequena a isso. Gosta tanto que sempre que pode pede livros de presente”.

Por daiane