Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 02 de Abril de 2020

O Alto Taquari - Cotidiano

Jornal da Semana
Saúde

Aproveite as festas de fim de ano

, 18 de dezembro de 2015 às 6h00

O final de ano se aproxima e nesta época muitas pessoas costumam se perguntar como fazer para resistir às tentações culinárias oferecidas neste período. Afinal, festa, com certeza é o que não falta. São festas de amigo secreto, de encerramento das aulas, de confraternização no trabalho e, ainda, as ceias de Natal e de Ano Novo. Com tanta atividade, bebida e comida gostosa, quem resiste?

A nutricionista Elisabete Bald frisa para o aproveitamento das festas e de não ser tão rigorosos neste período. “Privar-se da mesa quando ela está mais farta e enfeitada, quando todos festejam o prazer de comer, é submeter-se a um duplo castigo, que só nos deixará deprimidos, tristes e insatisfeitos. São sentimentos que mais colaboram para desequilibrar nosso organismo do que para manter um corpo saudável”.

Ela alerta que a preocupação deve ser menos com os quilos ganhos nesse período, e mais com as práticas alimentares ao longo das semanas e meses seguintes. “O equilíbrio do organismo não vai ser alterado por um deslize em uma ou outra refeição, mas sim por hábitos cotidianos que incluem o que chamamos de reeducação alimentar, ou seja, aprender o que, quanto e como comer. Priorizem sempre a qualidade dos alimentos escolhidos e a quantidade a ser consumida de cada um deles”.

É muito importante que as refeições saudáveis predominem no dia a dia. Para Elisabete, se as pessoas estiverem bem consigo mesmas, saberão como equilibrar o prazer e o excesso. “Não devemos fazer como muita gente que só enxerga na mesa farta algo de perigoso. Ou como aqueles que prometem começar regimes na segunda semana do ano”.

Lembra ainda que a relação com a comida deve ser a mais natural e agradável possível. Sofrimentos não fazem perder peso, apenas aumentam a cota de insatisfação. Acompanhe algumas dicas da nutricionista para não comer além do necessário nas festas de final de ano.

Você já está satisfeito quando não há mais necessidade de comer. Lembre-se em épocas de festas, é normal ingerir além do necessário;

Coma com calma e mastigue muito bem os alimentos;

Faça pequenos lanches ao longo do dia, para não acabar enchendo o prato nas refeições principais. Quando ficamos com o estômago vazio por muito tempo, a fome aumenta;

Antes de começar a se servir nas festas, escolha aquilo que vai comer. Não é preciso colocar no prato tudo aquilo que está na mesa;

Tire o foco sobre as calorias dos alimentos, e sim, prese pela quantidade X qualidade;

Os exercícios físicos e a água não devem entrar de férias junto com você. Não é porque estamos no final do ano que podemos abandonar as nossas atividades regulares. Aproveite o calor e ânimo dos dias bonitos!

E finalmente, aproveite as festas, curtindo a família, os amigos e não somente a comida e a bebida! Mude o foco!

Por daiane