Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 07 de Julho de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Saúde

Visando a prevenção, município reforça capacitação das agentes de saúde

, 28 de novembro de 2015 às 9h30

Arroio do Meio – Na próxima terça-feira, 1º de dezembro, celebra-se o Dia Mundial de Luta contra a AIDS. Atenta aos perigos desta e demais Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social promoveu essa semana mais um encontro de capacitação das agentes comunitárias de saúde. Coordenado pela enfermeira Greice Cristina Telöken, o encontro contou ainda com a participação do prefeito Sidnei Eckert e secretária de Saúde, Maria Helena Matte.

O assunto será repassado às famílias arroio-meenses nas visitas domiciliares realizadas pelas profissionais de saúde durante o mês de dezembro. Além de dicas de prevenção, sintomas e tratamento das doenças, será reforçada a importância do teste rápido, disponível nos postos de saúde do município. “É um assunto delicado, mas de fundamental diálogo e orientação, considerando que anualmente surgem novos casos de aids e demais doenças sexualmente transmissíveis”, explica a secretária Helena. “Nosso principal objetivo é conscientizar a comunidade da importância da prevenção, do uso do preservativo e demais cuidados para não contrair nenhuma destas doenças”, afirma.

Os encontros de capacitação das 25 agentes vêm sendo realizados mensalmente, como forma de orientar, preparar e informar as profissionais que levam dicas de saúde, prevenção e conscientização para os lares da comunidade arroio-meense.

Saiba mais:

**DST é um grupo de doenças transmitidas sexualmente. As mais conhecidas são sífilis, gonorreia, cancro mole, herpes, AIDS, hepatite, HPV e candidíase vaginal.

**Os principais sinais e sintomas são verrugas, feridas, bolhas, corrimentos, coceira nos órgãos genitais, ínguas, dor durante relação sexual ou ardor ao urinar.

**Para mais informações, procure o Posto de Saúde do seu bairro. E lembre-se, o tratamento mais eficaz é a prevenção. Use camisinha.

Por daiane