Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 07 de Junho de 2020

O Alto Taquari - Cotidiano

Jornal da Semana
Saúde

Os benefícios da drenagem linfática manual

, 20 de novembro de 2015 às 9h39

A drenagem linfática manual é antiga, surgiu em Paris em 1932, e é um método de massagem que estimula o sistema linfático, fazendo-o trabalhar de maneira mais eficiente, movimentando a linfa até os gânglios linfáticos. Esse processo auxilia toda a circulação de retorno do organismo e a eliminação de toxinas e líquidos que se acumulam entre os tecidos, potencializando o funcionamento deste sistema, que é de seis a 10 vezes mais lento que a circulação sanguínea.

Conforme a fisioterapeuta e massoterapeuta Mariana Weizenmann, a linfa é um líquido que faz parte de nosso sangue, e é caracterizada por sua viscosidade, ausência de cor, por conter água, substâncias orgânicas e inorgânicas, micro-organismos, resíduos e toxinas resultantes do nosso metabolismo. “Ela é muito importante, pois protege o nosso corpo de vírus e bactérias, por meio dos glóbulos brancos. Portanto a linfa é fundamental para o nosso sistema imunológico funcionar corretamente”.

Mariana explica que a massagem consiste em manobras suaves, lentas, rítmicas, relaxantes e precisas, visando otimizar as funções do sistema linfático que é uma via secundária de acesso, em que líquidos, proteínas e pequenas células são devolvidas ao sistema venoso.

“As manobras são realizadas com os dedos ou as mãos de acordo com a zona do corpo, sempre no sentido fisiológico da drenagem, ou seja, dos membros em direção ao corpo, ajudando os líquidos a seguirem o caminho linfático. A drenagem linfática manual pode ser realizada no corpo todo, ou apenas na região que necessita de tratamento, por exemplo, após cirurgia plástica facial, realiza-se a drenagem apenas no rosto”.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a drenagem linfática não dói; uma pressão que cause dor pode romper vasos e formar hematomas, trazendo complicações para o quadro da paciente. Mariana lembra que outro detalhe importante é que os capilares linfáticos estão localizados logo abaixo da pele e acima dos músculos, portanto não existe “Drenagem Linfática Profunda”, isto é propaganda enganosa. “Sendo assim, esta massagem só deve ser realizada por profissionais especializados que conheçam verdadeiramente anatomia e fisiologia do sistema linfático”.

Indicações

Pré e pós-operatório de cirurgias plásticas (facial e corporal);

Retenção de líquidos;

Cólicas menstruais;

Gestantes, que tem dores nas pernas, sensação de peso e inchaço;

Prevenção contra a celulite e aliada no tratamento das estrias;

Pós-traumatismos;

Insônia;

Pós-mastectomia (retirada da mama);

Estresse

Benefícios

Elimina toxinas evitando a formação de nódulos linfáticos;

Elimina o líquido acumulado nos tecidos que causam inchaço e edema;

Acelera a recuperação do organismo depois de uma intervenção cirúrgica;

Evita fibrose;

Minimiza as cicatrizes (quando feita após a cirurgia);

Melhora o metabolismo;

Melhora o sistema imunológico;

Aumenta a nutrição e oxigenação tecidual e circulação linfática;

Auxilia a minimizar os hematomas.

Produz relaxamento

A profissional ressalta que é comum durante ou após a sessão, o paciente sentir vontade de urinar com mais frequência, e este é um sinal que a drenagem linfática foi bem feita, pois estimula o funcionamento dos rins e todos os detritos acabam sendo eliminados naturalmente através da urina.

“Praticamente todas as pessoas podem se beneficiar com a drenagem linfática, não é necessário estar com algum problema. As contraindicações são em casos de febre, trombose venosa profunda, infecções agudas, abscesso, nódulos não identificados, alterações cardíacas recentes ou descompensadas e quando existe a suspeita ou se está em tratamento de câncer”, frisa Mariana.

Drenagem linfática é sinônimo de qualidade de vida, pois além de todas as indicações já citadas, ajuda a combater o stress, proporciona regeneração e defesa dos tecidos e aumenta a eliminação de toxinas por diurese.

Então se você quer manter a saúde e a boa forma, vale à pena recorrer à drenagem linfática manual sendo também importante associá-la com exercícios regulares e alimentação saudável.

Por daiane