Arroio do Meio e Travesseiro sediam na próxima semana o 8º Encontro Nacional do Pisa e o 6º Dia de Campo do Pisa. A programação voltada para integrantes do Programa Integrado de Sistemas Agropecuários (Pisa), técnicos, representantes de universidades, produtores de leite, empresas e cooperativas tem inscrições gratuitas e limitadas. A realização é do Juntos para Competir, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Arroio do Meio sedia o Encontro Nacional, que é um evento técnico, com três renomados palestrantes na área de solo, planejamento e desenvolvimento rural sustentável e plantas leguminosas. Além das palestras haverá a explanação de produtores que integram o Pisa e do impacto do programa nos Vales do Taquari e Rio Pardo e mesa redonda com o coordenador estadual do Pisa, o professor da UFRGS, Paulo Carvalho.
No dia seguinte a atividade é no campo e em Travesseiro. Os inscritos serão divididos em grupos e irão visitar duas propriedades travesseirenses que integram o Pisa. Em cada uma haverá duas estações de trabalho, nas quais serão abordadas questões relativas ao manejo e a gestão da propriedade.
De acordo com o secretário de Agricultura de Arroio do Meio, Paulo Heck, os dois eventos são uma forma de aprimorar conhecimento técnico, de gestão e manejo da propriedade. Também ressalta a qualidade da programação técnica, que terá palestrantes renomados, inclusive um internacional. Heck salienta que são inúmeros os avanços que o Pisa tem trazido para os produtores de leite participantes.
No Vale do Taquari, além de Travesseiro e Arroio do Meio, também integram o Pisa os municípios de Arvorezinha e Anta Gorda, que vão estar presentes nos dias de programação. O Pisa foi implementado no Estado em 2008. É uma iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), desenvolvido no Rio Grande do Sul pelo Programa Juntos para Competir (Farsul, Senar-RS e Sebrae/RS), em parceria com as universidades federais do Rio Grande do Sul e do Paraná. Foi criado para difundir tecnologias para a adequação do processo produtivo em propriedades rurais e estimular a produção sustentável de alimentos seguros com qualidade. Atualmente mais de 500 propriedades produtoras de leite aplicam a metodologia no Estado, que se baseia em temas como sustentabilidade, organização do sistema produtivo, redução de custos, incremento de renda e integração de atividades.
Programação
8º Encontro Nacional do PISA
Data: 17 de novembro
Horário: 13h às 19h
Local: Centro Comunitário São José de Anchieta – Rui Barbosa – Arroio do Meio
13h – credenciamento
14h – abertura
14h30min – Construindo uma visão comum para a agricultura sustentável – Teodardo Calles, do Escritório de Agricultura Plantas Leguminosas, Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO/Roma). Natural da Venezuela possui experiência em trabalhos com plantas leguminosas, gramíneas e biodiversidade, incluindo pesquisa em genética vegetal. Em sua palestra Teodardo Calles vai apresentar dados do trabalho realizado na FAO, as prioridades e objetivos da instituição, os desafios atuais da produção agrícola e a solução proposta pela FAO para alguns desses desafios. A palestra será traduzida simultaneamente.
15h20min – Pisa: Integrando conhecimento inovador, gestão sistêmica e empoderamento da família rural num case de sucesso – Marcus Augusto Paladini dos Santos, professor do Instituto Federal Catarinense – campus Videira/SC. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em planejamento e desenvolvimento rural sustentável. Na palestra vai apresentar os resultados da avaliação de sustentabilidade em sistemas agropecuários e alimentares (Safa), aplicada nos produtores do projeto Pisa Missões, encerrado em 2014.
15h50min – O solo do contexto dos sistemas integrados de produção agropecuária – Ibanor Aghinoni, professor do Departamento de Solos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem experiência na área de Agronomia com ênfase em fertilidade do solo e adubação, atuando principalmente no manejo da fertilidade do solo em sistemas de produção agrícola (plantio direto e integração lavoura pecuária), envolvendo as culturas de soja, milho e arroz irrigado e bovinos de corte. Na palestra irá abordar a influência e a importância do solo na metodologia Pisa.
16h20min – Intervalo
16h40min – Impactos regionais do projeto Pisa: exemplos do Vale do Taquari e Rio Pardo – Paulo Heck, secretaria de Agricultura de Arroio do Meio;
17h10min – A visão do produtor rural sobre a prática do Pisa – explanação de quatro produtores do Pisa Vale do Taquari, abordando diferentes aspectos:
– Redução de custos de produção e gestão da propriedade: Anoar Mistura – Arvorezinha
– Redução da carga de trabalho: Irno Hendges – Travesseiro
– Sucessão familiar: Carlos Berwanger – Arroio do Meio
– Mudanças de manejo: Giovani Spessato – Anta Gorda
17h50min – Mesa redonda – moderador Paulo Carvalho, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e coordenador estadual do Pisa
19h – coquetel de encerramento
6º Dia de Campo Pisa
Data: 18 de novembro de 2015
Horário: 8h às 13h
Local: Clube Esportivo Travesseirense – Centro – Travesseiro
8h – Credenciamento e divisão dos grupos
9h às 12h30min – visitas em duas propriedades do município
13h – retorno ao clube e almoço
Os dois eventos exigem inscrição antecipada, que pode ser feita no Sebrae, pelo telefone 3710-1697 ou pelo e-mail taisc@sebrae-rs.com.br; na secretaria de Agricultura de Arroio do Meio pelo telefone 3716-1166 ou pelo e-mail margaprunzel@gmail.com. Produtores de Travesseiro podem se inscrever na secretaria de Agricultura do município ou pelo 3759-1059.