Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 21 de Janeiro de 2021

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Geral

Comunidade se engaja na confecção da decoração natalina

, 25 de outubro de 2015 às 10h00

Arroio do Meio – Com os objetivos de despertar o verdadeiro espírito natalino, envolver a comunidade em serviço voluntariado, integrar o trabalho realizado nos diferentes espaços públicos e embelezar a cidade para o Natal que se aproxima, a Administração Municipal deu início a várias ações comunitárias colaborativas que culminam na decoração natalina dos principais pontos da cidade. O pontapé inicial aconteceu logo após o recente lançamento do projeto de decoração, apresentado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Uma das ações prevê a transformação da Rua de Eventos na Rua do Papai Noel, com a ornamentação temática do local. Ao todo serão 22 papais noéis e 22 bengalas distribuídos nos 11 postes da estrutura. Para viabilizar a confecção, três frentes de trabalho estão operando em parceria, sob a coordenação das artesãs da Associação Arroio do Meio em Arte, presidida por Angela Kolzer. Após o corte, a costura é feita pelas alunas do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), sob orientação das professoras Marli Gasparotto Nos, Eliane Tischer e Gládis Labres. A etapa seguinte, enchimento, confecção e finalização, é realizada nas segundas-feiras, das 14h às 17h, no Centro Social, junto à Comunidade Luterana São Paulo. Para este trabalho, que não requer maior habilidade manual, a comunidade é convidada a participar. O Cras, através das oficinas de artes com os adolescentes, trabalha na confecção de enfeites natalinos que serão usados no prédio administrativo da Prefeitura.

Uma segunda ação, que integra a decoração da Praça Flores da Cunha, está sendo desenvolvida na Casa do Museu, com a confecção de corações em argila, realizada pelos alunos das oficinas de cerâmica. Os enfeites serão utilizados no Caminho dos Corações, no corredor de acesso à praça pela rua Visconde do Rio Branco. “Vamos trabalhar nas imediações dos banheiros públicos da praça, com enfoque na educação patrimonial. Os corações simbolizam o afeto, o cuidado pelos bens públicos”, destaca a coordenadora de Cultura, Angelica Diefenthaler, que acompanha as etapas do projeto.

Além destas ações, a CDL encaminhou a confecção de bolas em garrafas pet, que estão sendo confeccionadas por detentos do presídio local, para serem usadas na Praça Flores da Cunha, juntamente com pacotes de presente e especial iluminação. Os bairros, através do engajamento das escolas municipais, também participam deste grande mutirão de decoração que evidencia o tema “Presenteie com Amor”. Da mesma forma, o distrito de Forqueta está mobilizado para as festividades natalinas. Semanalmente, oficinas de enfeites são realizadas na Casa de Cultura de Forqueta, com o intuito de oferecer um diferencial para os visitantes do Roteiro Turístico Caminhos da Forqueta.

Interessados em se engajar no projeto de forma voluntária podem entrar em contato com a Casa do Museu, pelo fone (51) 3716 1166 ramal 211- rua Visconde do Rio Branco, 604, ou na Associação das Artesãs – rua Gustavo Wienandts, 511.

Por daiane