Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 15 de Setembro de 2019

O Alto Taquari - Cotidiano

Jornal da Semana
Eventos

Ações literárias antecedem abertura da Feira do Livro

, 4 de setembro de 2015 às 6h00

Arroio do Meio – Abre oficialmente às 13h30min da terça-feira, 08, a 25ª edição da Feira do Livro. A programação que integra a CulturArte se estende até o dia 12 de setembro no Clube Esportivo e Rua de Eventos.

Para comemorar as Bodas de Prata da feira, as escolas do município estão realizando ações de divulgação do evento. As atividades feitas pelos alunos têm como objetivo movimentar a comunidade na qual as escolas estão inseridas com ações literárias. Denominada de Leitura em Movimento, parte das ações está sendo realizada em empresas, comunidade escolar, casas de alunos, órgãos públicos, etc.

A divulgação é feita através de varais literários, visitas para leituras de poesias e histórias, exposição de livros, caixa de poesias, teatro interativo, entre tantas outras. A coordenadora pedagógica da secretaria de Educação do município, Marlise Führ, frisa que a proposta está superando as expectativas. “É uma maneira diferente e criativa que encontramos para divulgar a feira. Além disso, envolve toda a comunidade, além de deixar um gostinho de quero mais para o evento. É o clima de CulturArte e Feira do Livro no ar”.

As diretoras das Emefs se dizem satisfeitas com o resultado obtido e a empolgação das crianças em poder participar deste momento. “É nítida a alegria das crianças que se sentem importantes para divulgar a Feira do Livro. É muito bom poder levar esse clima também para fora do ambiente escolar”, afirma Arilene Wilsmann, diretora da Emef Itororó. Já Adriana Lermen, da Emef João Beda Körbes relata que a comunidade tem levado para casa os fragmentos de material literário expostos no município pelos alunos. “Me assustei quando vi os potes praticamente vazios. Temos que correr contra o tempo e providenciar mais leitura para a comunidade”.

A Feira do Livro que envolverá 3.200 alunos além da comunidade arroio-meense contará ainda como atrações como apresentações de artistas e talentos locais, leitura na praça, mostra pedagógica da educação infantil, escritor presente e outras atividades. A comercialização das obras literárias ficam a cargo de 20 editoras e livrarias.

Por daiane

Alunos da Emef Tancredo Neves, do bairro Novo Horizonte, realizaram ação literária na empresa Serraff. Na ocasião apresentaram um teatro mudo com expressão, convidando os funcionário para a Feira do Livro