Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 15 de Outubro de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Saúde

Sábado de vacinação para as crianças

, 15 de agosto de 2015 às 8h00

Arroio do Meio – O Posto de Saúde Central, no Centro estará aberto nesse sábado, 15, das 8h às 17h, para o Dia D – Campanha da Pólio e Multivacinação. Os pais ou responsáveis devem apresentar cartão do SUS e/ou certidão de nascimento e a caderneta de vacinação das crianças para aplicação das vacinas.

A Campanha da Pólio é voltada para todas as crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias). A Campanha da Multivacinação tem o objetivo de atualizar o esquema vacinal, de acordo com o calendário básico de vacinação das crianças menores de cinco anos. Toda criança menor de cinco anos (zero a quatro anos, 11 meses e 29 dias) que estiver com alguma vacina do calendário básico atrasada, deverá ser conduzida ao Posto de Saúde para atualizar suas vacinas.

A Campanha segue até dia 31 de agosto, incluindo os demais postos de saúde do município. A enfermeira responsável pelas vacinas, Lisete Berwanger, lembra que os pais deverão comunicar a equipe de saúde em caso de a criança apresentar quadro de febre, diarreia, vômito ou outra doença. Crianças portadoras de HIV não recebem a vacina da Pólio.

Poliomielite

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil está livre da poliomielite desde 1990 e, em 1994, o país recebeu, da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem em seu território. A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

O Brasil é referência mundial em vacinação e o Sistema Único de Saúde (SUS) garante à população brasileira acesso gratuito a todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Por daiane