Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 18 de Setembro de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Geral

Projeto incentiva integração e mente ativa na Terceira Idade

, 24 de agosto de 2015 às 8h45

Arroio do Meio – Um espaço para encontro entre amigos, conversa, descanso e diversão. É assim que Ema Alberton, 85 anos, moradora do bairro Navegantes, resume os encontros semanais no salão comunitário do bairro, para a prática de loto, dama e moinho. Além do compromisso fixo em sextas-feiras no local, Ema mantém também um grupo de oito amigas, que se reúnem em casa em quartas-feiras para jogar.

Assim como Ema, dezenas de idosos reúnem-se semanalmente nos 20 grupos de Terceira Idade distribuídos nos bairros e localidades do município, para interagir através dos jogos que desafiam a memória e a concentração. Trata-se do projeto Mente Ativa, iniciado em agosto de 2014, numa iniciativa da professora voluntária Cloé Scheid, com apoio da Administração Municipal, Departamento do Idoso e Centro de Referência da Assistência Social (Cras). Entre os objetivos, o estímulo ao treinamento cognitivo, melhoramento do déficit de atenção, diminuição da ansiedade e quadros depressivos, exercício da memória e promoção à sociabilidade e autoestima dos idosos.

Para comemorar o Dia Internacional do Idoso, a Administração Municipal está organizando para 1º de outubro, a 2ª Olimpíada de Jogos Inteligentes para a Terceira Idade. O objetivo é reunir cerca de 150 idosos num dia de alegria e confraternização. Além do projeto Mente Ativa e dos tradicionais bailes e almoços, o município oferece gratuitamente cursos de Inclusão Digital para os idosos, Dança Sênior, atividades físicas orientadas e oficinas do Cras.

Por daiane