Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 16 de Setembro de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Música

Festival de Corais em comemoração aos 40 anos do Comam ocorre no dia 15

, 7 de agosto de 2015 às 9h33

Arroio do Meio – O Coral Municipal de Arroio do Meio (Comam) prepara um festival de coros alusivo às comemorações dos seus 40 anos de fundação. Este é o 36º evento organizado pela entidade e ocorre em 15 de agosto, no Clube Esportivo, com início às 20 horas.

Além do coral anfitrião, participam da festividade o Grupo Vocal Nota Livre, Coral Municipal de Roca Sales e Coral da Caixa Econômica Federal de Porto Alegre, conferindo ao evento indiscutível qualidade vocal.

O Coral Municipal é uma das entidades que recebe incentivos da Administração Municipal, através do convênio com o Núcleo Municipal de Cultura. O grupo tem na regência o maestro Adriano Prediger e na presidência, Inês Schneider. Toda a comunidade está convidada a prestigiar a programação especial. A entrada é franca.

HISTÓRIA – O Comam foi fundado em 13 de agosto de 1975 no Colégio São Miguel/Bom Jesus, com forte apoio do então prefeito Arnesto Dalpian, e o talento e dedicação dos membros fundadores. Entre eles o 1º regente Claudio Kerbes e o primeiro presidente Benito Johann (ex-prefeito), já falecidos.

Com quatro décadas de existência, apresentações em centenas de palcos de 66 cidades diferentes, os 158 coralistas que já integraram a entidade cultural (incluindo os 18 cantores atuais), vivenciaram e transmitiram emoções para milhares de pessoas, com o lema: “onde há canto, celebra-se a vida”.

A divulgação da bandeira do município sempre esteve entre os objetivos principais da entidade, que participou em diversos eventos e programações como celebrações religiosas de vários credos, festivais, concertos, homenagens, caravanas e projetos sociais. No município os principais festivais e encontros de corais foram realizados na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Igreja Luterana São Paulo e São Caetano.

Em julho de 1980, o Comam gravou seu primeiro Long Play com 17 faixas, que foi lançado oficialmente em 29 de novembro na semana de aniversário do município. E um dos objetivos do maestro Adriano Prediger, regente desde 2003 é a gravação de um novo CD. “Pretendemos buscar uma parceria com a Univates para realizar a gravação no novo anfiteatro”, detalha.

Por daiane