Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 16 de Fevereiro de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Política

Eleitores devem agendar horário para fazer o recadastramento

, 21 de agosto de 2015 às 9h27

Os eleitores de Arroio do Meio e Travesseiro estão sendo convocados para o recadastramento biométrico do título eleitoral. Os trabalhos iniciaram nos últimos dias e se encerram em outubro para os eleitores de Travesseiro e em março de 2016 para os de Arroio do Meio. A orientação do Cartório Eleitoral da 104ª Zona Eleitoral é de que os eleitores agilizem seus cadastros, a fim de evitar filas e transtornos no final do prazo. Quem deixar de fazer o recadastramento e a biometria terá o título cancelado, o que impede a emissão de passaporte ou carteira de identidade, a contratação de empréstimos em bancos públicos, a participação em concursos, entre outras restrições.

Para facilitar e agilizar o trabalho, foi elaborado um roteiro de agendamento para a comunidade. Antes de ir ao Cartório Eleitoral, os eleitores devem pré-agendar sua revisão biométrica na prefeitura, subprefeituras de Palmas, Forqueta e Arroio Grande, Postos de Saúde e Secretarias Municipais. a

O chefe substituto do Cartório Eleitoral, Ivan Quoos, reforça a obrigatoriedade do processo que visa a segurança do voto por meio da impressão digital. Desde a quarta-feira da semana passada, quando se iniciou o procedimento para os eleitores de Arroio do Meio, a média é de 100 pessoas atendidas por dia na sede do Cartório Eleitoral. Para que os 16 mil eleitores do município possam cumprir com a obrigatoriedade, a média de atendimentos diários deve ficar neste patamar. Além dos servidores do Cartório, o município cedeu quatro pessoas para auxiliarem no processo.

Em Travesseiro, recadastramento é feito na Câmara de Vereadores

O recadastramento biométrico dos eleitores inscritos em Travesseiro iniciou nesta semana e encerra em 14 de outubro. O recadastro que é obrigatório é feito na Câmara de Vereadores, no horário das 12h45min às 17h30min com cronograma de dias específicos de atendimento para as pessoas de cada localidade.

Nesta sexta-feira, dia 21, serão atendidos os eleitores de São Miguel. Na segunda-feira, dia 24 e terça-feira, dia 25, os eleitores de São João. Na quarta, dia 26 e na quinta-feira, dia 27, eleitores de Três Saltos Alto e na sexta-feira, dia 28 e na segunda-feira, dia 1º de setembro, os eleitores de Três Saltos Baixo. Depois ficam convocados os eleitores de Picada Essig para os dias 02, 03, 04 e 08 de setembro; eleitores inscritos nas urnas da Escola Pedro Pretto, dias 09, 10, 11, 14, 15 e 16 de setembro e os eleitores das urnas da escola Monsenhor Seger, dias 17, 18, 21, 22, 23, 25, 28 e 29 de setembro.

Como funciona

No processo revisional é conferida a regularidade dos dados contidos no Cadastro Eleitoral com os documentos apresentados pelo eleitor; registrada a fotografia em meio digital e, por meio de leitor óptico, as impressões digitais dos dez dedos das mãos, com ressalva àqueles com impossibilidade física. Ainda é coletada a assinatura do eleitor em meio digital. A revisão dos dados é necessária mesmo que o eleitor não tenha alterações.

Após completados os procedimentos, é fornecido ao eleitor um novo título eleitoral. Por isso, é necessário que o eleitor leve o título atual, o qual é recolhido e posteriormente inutilizado pelo Cartório Eleitoral.

Documentos a serem apresentados

– Documento público com foto que comprove a sua identidade;

– CPF;

– Título eleitoral;

– Comprovante de domicílio que permita aferir se o eleitor é residente do município ou que com ele tenha vínculo profissional, patrimonial ou comunitário.

Exemplos de comprovante de domicílio: contas de luz, água ou telefone; nota fiscal ou envelopes de correspondência; carteira de saúde emitida pelo Posto de Saúde do Município e Talão de Produtor Rural – desde que estes documentos sejam emitidos ou expedidos em até três meses anteriores ao atendimento. A apresentação de passaporte modelo novo (azul) e da carteira de motorista, devem ser complementados por outro documento que contenha registro de filiação e nacionalidade.

Dispensados

Os eleitores, tanto de Arroio do Meio quanto de Travesseiro que já fizeram alistamento, revisão ou transferência, após 07 de junho de 2013, portanto, já identificados biometricamente, estão dispensados da revisão eleitoral. Para conferir se o título já é biométrico, basta verificar se está escrito “Identificação biométrica” no canto superior direito do respectivo Título Eleitoral de posse do eleitor.

Por daiane