Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 16 de Julho de 2020

O Alto Taquari - Cotidiano

Jornal da Semana
Cultura

Edição comemorativa marca os 25 anos da Feira do Livro

, 28 de agosto de 2015 às 6h00

Arroio do Meio – Uma história que completa 25 anos e que tem como principal objetivo incentivar a leitura e atividades culturais no município. A tradicional festa da educação e cultura arroio-meense, a Culturarte, apresenta neste ano a edição comemorativa aos 25 anos da Feira do Livro.

Manchetes publicadas na imprensa ao longo desses anos foram noticiadas por “jornaleiros fictícios” lembrando a trajetória da Feira do Livro em vários anos, enaltecendo o trabalho desenvolvido em outras administrações. Assim, neste clima festivo, foi lançada no pátio da Casa do Museu a Culturarte 2015. A solenidade contou com a presença de autoridades, secretários municipais, diretoras das Emefs e Eceis e comunidade em geral.

25 anos de amor à leitura

A edição da Culturarte que comemora neste ano os 25 da Feira do Livro ocorre de 8 a 12 de setembro na Rua de Eventos e Clube Esportivo. Ao total serão 20 o número de editoras e livrarias presentes, abrangendo 3.200 alunos e comunidade em geral. Além da feira, o evento também terá atrações como o Palco Aberto de Talentos, Mostra Pedagógica da Educação Infantil, Escritor Presente, Conhecendo a Casa do Museu, Leitura na Praça e Leitura em Movimento.

A Feira do Livro tem como tema “25 anos de amor à leitura”. Desta forma, a secretária de Educação e Cultura, Eluise Hammes destaca o trabalho de tantas pessoas que já se envolveram na concretização do evento que passou por diversas transformações no decorrer de suas edições. “A feira passou por várias mudanças e inovações, mas sempre manteve a sua essência de ser um espaço comunitário, priorizando oportunidades educacionais e culturais aos estudantes, professores e família”.

Lembrou os locais que já sediaram a feira, como a rua da Matriz, a Feira do Livro itinerante nos bairros, na rua do Clube, na Praça, na quadra do CNEC e retornando ao Clube Esportivo que vai se remodelando, inovando e perpetuando. Aproveitou a oportunidade para agradecer ao prefeito Sidnei Eckert, além de reconhecer a importância das Administrações Municipais passadas por apoiarem e acreditarem nestas propostas de formação e investimento no ser humano.

Durante o lançamento, houve a constituição de uma cápsula do tempo como ação comemorativa aos 25 anos da Feira do Livro. Na ocasião alunos e demais entidades parceiras depositaram no local diversos materiais entre fotos, cartas e documentos que registrem momentos desta história. Na ocasião cada escola terá um representante que será o guardião do tempo e que estará presente na abertura da mesma, em setembro de 2040, quando serão comemoradas as Bodas de Ouro da feira.

Palco Aberto de Talentos: ocorre de 8 a 12 de setembro e tem como oportunidade conhecer artistas e talentos locais bem como convidados especiais. Serão 20 apresentações que irão envolver 120 artistas e que ocorrem no Clube Esportivo e na Rua de Eventos.

Mostra Pedagógica da Educação Infantil: exposição de trabalhos pedagógicos produzidos pelas turmas da Educação Infantil das Escolas de Ensino Fundamental e das Escolas Comunitárias de Educação Infantil. A mostra será realizada nos espaços da Praça Flores da Cunha durante a Feira do Livro.

Escritor Presente: Haverá trabalho nas escolas com as obras dos escritores Gustavo Finkler e Raquel Grabauska no período anterior à feira. Os escritores estarão presentes na Feira do Livro com a peça “A Família Sujo”. Já nos dias 10 e 11 de setembro o encontro é com o escritor Caio Riter que falará com os alunos dos Anos Finais e Ensino Médio no subsolo do Salão Paroquial.

Conhecendo a Casa do Museu: a atividade ocorre nos dias 8 e 9 de setembro com os alunos dos 4º anos. Na ocasião eles visitarão a exposição “Um recorte no tempo – retratos da história e saúde em Arroio do Meio”, os demais ambientes da casa e terão uma conversa sobre educação patrimonial.

Leitura na Praça: Pontos de leitura e interação à disposição dos leitores na Rua de Eventos e Praça Flores da Cunha.

Leitura em Movimento: Estas atividades estarão movimentando a comunidade com ações literárias desenvolvidas pelas escolas do município de Arroio do Meio no período que antecede a Feira do Livro.

Por daiane