Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 06 de Junho de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Geral

Conferência aborda plano decenal para o Sistema Único de Assistência Social

, 14 de agosto de 2015 às 6h00

Arroio do Meio – Com o tema “Consolidar o Suas de vez rumo a 2026”, ocorreu na última sexta-feira, dia 7, a IX Conferência Municipal da Assistência Social. O evento foi realizado no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e contou com cerca de 60 participantes, entre autoridades, profissionais da saúde e assistência social, beneficiários dos programas sociais e demais representantes da comunidade. A Conferência iniciou com pronunciamentos do prefeito Sidnei Eckert e Coordenador das Secretarias, Klaus Werner Schnack, que fizeram um resgate histórico do trabalho em assistência social prestado no município. “Estamos reestruturando o Cras há dois anos, procurando fazer o máximo para proporcionar oportunidades e criar um sistema que atenda a quem realmente precisa”, afirmou Schnack.

O presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, Roque Telöken, lembrou que na última conferência, realizada em 2013 quando o Cras não tinha sede própria, o que se tornou realidade após investimentos públicos. “Somos todos agentes de mudança, quando a gente não se envolve, não sabemos a importância de cada gesto”, reforçou.

O evento seguiu com a abordagem da Assistente Social, Cláudia Giongo, sobre o tema da conferência. Após, os participantes se dividiram em grupos para discutir os eixos propostos na Conferência, guiados pelo objetivo geral da construção das diretrizes para o Sistema Único de Assistência Social nos próximos 10 anos. Os eixos discutidos foram: Aprimoramento da gestão do Suas; Função dos serviços, programas, projetos, benefícios e transferência de renda; Apoio ao exercício do controle social.

Por daiane