Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 26 de Agosto de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Agricultura

Município promove encontro de Jovens Empreendedores Rurais

, 20 de julho de 2015 às 9h00

Arroio do Meio – Em comemoração ao Dia do Agricultor, será realizado na manhã de 25 de julho, o primeiro encontro de jovens empreendedores rurais do município. O evento promovido pela secretaria da Agricultura, Conselho de Desenvolvimento Agropecuário e Emater/Ascar, ocorre no CTG Querência do Arroio do Meio e inicia às 9h.

Na ocasião haverá apresentação de experiências de jovens nos diferentes segmentos que compõem o setor primário do município. Troca de ideias entre os jovens e sugestões para um Programa Municipal de Apoio a Juventude Rural.

O Secretário Municipal da Agricultura, Paulo Roberto Heck e seu assessor e ex-prefeito Paulo Steiner, sustentam a importância de mostrar cases de sucesso na Agricultura, para motivação e manutenção dos jovens nas propriedades. “Os resultados práticos são absorvidos com maior facilidade do que em palestras técnicas. E a proposta além de valorizar os protagonistas do desenvolvimento é importante para geração de novos líderes, que futuramente poderão integrar direções de organizações como cooperativas, associações e sindicatos”, explicaram.

O Programa de Apoio a Juventude Rural, pretende potencializar modelos de associativismo, para benefícios coletivos na acessibilidade à tecnologia, viabilização de insumos e inserção no mercado, além de fortalecer o diálogo para a sucessão familiar e complementação de renda por meio da diversificação.

Entre as palestras do evento do dia 25 estão: o controle da lagarta no milho (Diego Fuhr); frangos coloniais (Dhiego Girardi Hendges); ovos coloniais (Ivanor Petry), suínos (Everton Hendges); avicultura (Leocadio Graf); hidropônicos (Guilherme Brawers); inseminação (Bruno Berwanger); Feno (Bernardo Friedrich); Piscicultura (Tiago Schmitz); e, sobre bovinocultura e grãos (Gabriel e Diana Kortz).

Por daiane