Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 16 de Julho de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Saúde

Conferência Municipal discute saúde pública de qualidade

, 11 de julho de 2015 às 10h30

Arroio do Meio – Sob o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”, o auditório do Hospital São José sediou na tarde da quarta-feira, a 4ª Conferência Municipal de Saúde. O evento contou com a participação de mais de 50 pessoas, entre autoridades, representantes da comunidade, conselheiros municipais, trabalhadores em saúde, prestadores de serviço em saúde e representantes de entidades e movimentos sociais.

Na abertura, a secretária de Saúde, Maria Helena Matte, reforçou o trabalho de prevenção que vem sendo realizado no município. O vice-prefeito Áurio Scherer agradeceu a expressiva participação da comunidade, exaltando a parceria da Administração Municipal com o Hospital São José e os investimentos que o município prioriza na área da saúde. “Investimos mais de 24% do nosso orçamento em saúde, enquanto que a lei exige 15%”, afirmou. “Na última semana inauguramos uma nova Unidade Básica de Saúde no bairro São Caetano, enquanto outra está em construção em Rui Barbosa”, contextualizou. “Temos orgulho de dizer que estamos fazendo o possível e o impossível para que nossas famílias tenham acesso rápido e de qualidade na saúde”, finalizou.

Após a leitura do regimento interno da Conferência, a psicóloga da 16ª Coordenadoria Regional da Saúde, Emília Saatkamp, fez uma explanação sobre o assunto do encontro. Com o objetivo de debater de forma ampla sobre a construção do direito da saúde pública de qualidade para o cidadão brasileiro, a Conferência foi guiada a partir dos seguintes eixos: Direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade; Participação social; Valorização do trabalho e da educação em saúde; Financiamento do SUS e relação público-privado; Gestão do SUS e modelos de atenção à saúde; Informação, educação e política de comunicação do SUS; Ciência, tecnologia e inovação do SUS; Reformas democráticas e populares do Estado.

Ao final do encontro foram eleitos quatro delegados para representar o município na Conferência Estadual da Saúde, a realizar-se em setembro, em Porto Alegre. Os escolhidos foram: Jaime Bersch, Naides Caneppele (usuários), Simone Führ e Rogério Santos Nunes (Governo). A 4ª Conferência Municipal da Saúde foi organizada pela Administração Municipal, Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social e Conselho Municipal da Saúde.

Por daiane