Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 28 de Maio de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Agricultura

Resgate e preservação de sementes crioulas reúne mais de 100 pessoas

, 6 de junho de 2015 às 9h30

Arroio do Meio – Cerca de 150 pessoas participaram do 8º Encontro de Sementes Crioulas, realizado no dia 28, no salão Paroquial, no Centro. Agricultores, grupos ecológicos, entidades, autoridades e alunos do 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Princesa Isabel de Rui Barbosa estiveram presentes.

O encontro começou com a bênção religiosa das sementes e logo após, a Engenheira Agrônoma da Emater/RS-Ascar e integrante da Associação dos Meliponicultores do Vale do Alto Taquari (Amevat), Andréia Binz falou sobre a Importância dos Insetos Polinizadores, destacando as abelhas.

Segundo Andréia, das 250 mil espécies de plantas, cerca de 90% são polinizadas por animais, principalmente insetos. As abelhas são as principais polinizadoras, sendo que no mundo existem cerca de 40 mil espécies. Elas são responsáveis pela polinização de 70% das culturas agrícolas. “As abelhas sem ferrão são responsáveis por 80% da polinização das plantas nativas da nossa flora”, explicou.

Dos 57 maiores cultivos mundiais em volume de produção, 42% são polinizados por pelo menos uma espécie de abelha nativa. Em áreas agrícolas, polinizam aproximadamente 66% das 1.500 espécies cultivadas no mundo, resultando em uma estimativa de 15 a 30% da produção mundial de alimentos.

Realizado desde 2008, o encontro é um importante momento de trocas para as quais os participantes são convidados a levar sementes e mudas crioulas para trocar. Também é um momento de confraternização e partilha e, assim, muitos trazem de casa alimentos saudáveis, receitas e experiências para repartir.

Moradora de Forqueta, Marcia Ferrari, participa do encontro desde o início. No evento trouxe para troca sementes de pipoca, feijão e mudas de moranguinho e cará. Para degustação, fez um bolo de cará, usando farinha de milho orgânico.

Gelci Beschorner, 57 anos, moradora de Picada Arroio do Meio, é produtora de citros. Fornece para merenda escolar de todo município. “Participo todo ano do Encontro de Sementes Crioulas. Sempre quando possível coloco meus produtos para exposição e degustação”, afirma.

O encontro é promovido pela Emater/RS-Ascar, Secretaria Municipal da Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Grupo dos Agricultores Ecologistas da Forqueta, Conselho Agropecuário Arroio-meense, Comunidades Católica e Evangélica da Confissão Luterana, Comissão Pastoral da Terra e Juventude Rural. O apoio é da Articulação de Agroecologia do Vale do Taquari (AAVT) e da Secretaria Municipal de Educação.

Por daiane