Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 18 de Janeiro de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Geral

Inverno deve ser mais chuvoso e com menos dias de frio intenso

, 23 de junho de 2015 às 9h15

Oficialmente ele ainda não começou, mas o frio dos últimos dias já é uma amostra do que ainda estar por vir. O inverno deste ano começa oficialmente às 13h38min do dia 21 de junho, domingo. Embora a data seja utilizada para simbolizar a entrada da nova estação, climatologicamente o inverno tem início ainda em maio e se estende até as primeiras semanas da primavera, em setembro.

Neste período, segundo as auxiliares técnicas do Centro de Informações Hidrometeorológicas (CIH)da Univates, Fabiane Gerhard e Carolina Heinen, o principal sistema meteorológico atuante no sul do país é a frente fria, que apresenta maior frequência de passagem. Consequentemente, ocorre uma maior entrada de massas de ar frio que vem na retaguarda deste sistema, provocando a queda das temperaturas, chegando muitas vezes a marcas ao redor ou até mesmo abaixo de zero. “Neste período do ano, apesar de ser caracterizado como o mais frio, também é comum a alternância com períodos até mesmo um pouco quentes, com temperaturas próximas dos 30°C. Isto ocorre porque a região Sul do país está numa zona de latitudes médias, definida como de fronteira climática”, explicam Fabiane e Carolina.

Tendência para o inverno

O inverno de 2015 deve ser influenciado pelo fenômeno El Niño. De acordo com o CIH, a atuação do El Niño, que se caracteriza pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico Equatorial, foi confirmada oficialmente na metade do mês de maio. Este fenômeno influencia o clima de diversas regiões do planeta, inclusive do nosso Estado, provocando maior volume de chuva e menor quantidade de dias com temperaturas extremas. “Com base nisso, para a região, esperamos que os meses que compõem o inverno, apresentem volumes de chuva dentro a acima da normal climatológica de cada mês. Durante o inverno, também teremos o ingresso de massas de ar polar ao sul do país, que trazem episódios de frio intenso com temperaturas ao redor de zero e formação de geadas”, afirmam as técnicas. Porém, elas observam que, com a previsão de maior quantidade de dias chuvosos, também são esperados menos dias com temperaturas muito baixas e com registro de geada.

Por daiane