Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 08 de Julho de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Meio Ambiente

11ª edição do Jogue Limpo com Arroio do Meio confirmada para 13 de junho

, 6 de junho de 2015 às 9h30

Arroio do Meio – Está confirmada a data da 11ª edição do Jogue Limpo com Arroio do Meio – Campanha de Descarte Ambientalmente Correto. Será no sábado, 13 de junho, das 8h às 12h, na Rua de Eventos, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. A novidade desta edição é o descarte de garrafas pet e latas de alumínio. Como nas edições anteriores, serão recolhidos vidros de café e conservas, sucatas, eletroeletrônicos, medicamentos vencidos, óleo de cozinha, pilhas e baterias, lâmpadas fluorescentes (no máximo cinco por pessoa física), papel, papelão, plástico, jornais e revistas.

O lançamento oficial ocorreu na tarde da segunda-feira, 1º, na Secretaria Municipal de Obras e contou com a presença de autoridades, entidades parceiras, CPMs de escolas e servidores públicos. Na ocasião, o prefeito Sidnei Eckert falou do projeto de adicionar novidades a cada edição da campanha, de acordo com as soluções encontradas para o descarte de cada resíduo, por meio de parcerias, sem oneração extra. “É muito importante que toda a comunidade participe, formando essa cultura dentro do município”.

A secretária de Educação e Cultura, Eluise Hammes, afirmou que o tema é bastante trabalhado nas escolas, desde a Educação Infantil até as Séries Finais. “Desde o ano passado estamos trabalhando o projeto de composteiras nas escolas, para que as mesmas utilizem seus resíduos orgânicos nas próprias hortas”, explica. “O destino correto dos resíduos tem ligação direta com a educação”, afirma. O vice-prefeito Áurio Scherer declarou que “cada um fazendo a sua parte vai ajudar muito no contexto final”. “É possível ter desenvolvimento com a preservação do meio ambiente”, finalizou.

Em 10 edições realizadas, registrou-se o descarte de mais de 1.320 telefones fixos e celulares, 830 televisores, 430 monitores, 1.170 litros de óleo de cozinha usado e 440 quilos de pilhas e baterias, 120 quilos de medicamentos vencidos, entre outros itens.

 

Por daiane