Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 07 de Julho de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Agricultura

ncontro de Sementes Crioulas de Arroio do Meio alcança sua 8ª edição

, 26 de maio de 2015 às 9h00

Desde 2008, Arroio do Meio realiza encontros anuais das sementes crioulas. São convidados a participar todos aqueles que buscam resgatar sementes, ajudando na preservação e tirando proveito da superioridade alimentar e da rusticidade delas.

O 8º Encontro de Sementes Crioulas de Arroio do Meio será realizado no dia 28 de maio, no Salão Paroquial da Comunidade Católica de Arroio do Meio, das 13h30min às 16h, com recepção a partir das 13h.

Neste ano o tema será “a importância dos insetos polinizadores”. Para se ter sementes é necessário que haja polinização das flores e, para a maioria das espécies, isso só acontece com a ajuda dos insetos. Dentre os agentes polinizadores, as abelhas nativas têm um papel destacado e, sobre este assunto, a engenheira agrônoma Andreia Binz, da Emater de Lajeado e da Associação dos Meliponicultores fará uma abordagem. Ao final, haverá degustação de mel para os interessados.

O encontro é um momento de trocas e, portanto, os participantes são convidados a levar sementes e mudas crioulas para trocar. Também é um momento de confraternização e partilha e, assim, se pede que os participantes tragam de casa alimentos saudáveis, receitas e experiências para repartir.

A promoção é do Grupo dos Agricultores Ecologistas de Forqueta, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Comissão Pastoral da Terra, Comunidades Católica e Evangélica de Confissão Luterana, Secretaria Municipal da Agricultura e Emater. O evento conta com o apoio da Articulação de Agroecologia do Vale do Taquari e faz parte das comemorações da Semana Brasileira do Alimento Orgânico.

Por daiane