Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 21 de Janeiro de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Educação

Conferência aprova texto base do Plano Municipal de Educação

, 8 de maio de 2015 às 10h22

Arroio do Meio – Foi realizada no dia 30 de abril, no Seminário Sagrado Coração de Jesus, a Conferência Municipal de Educação. Na ocasião, foram discutidas e votadas as 20 metas propostas para o Plano Municipal de Educação, baseado nas diretrizes do Plano Nacional. O encontro contou com a participação de 50 delegados representando pais, alunos, gestores, professores, sociedade civil e equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

O Plano Municipal de Educação vem sendo discutido desde agosto de 2014 e guiará a educação do município nos próximos 10 anos, incluindo as escolas municipais, estadual e particular. Baseado em diretrizes à nível nacional, o plano visa alcançar a erradicação do analfabetismo, gestão democrática, valorização dos profissionais, qualidade de ensino, cidadania e igualdade. Para isso, propõe ações que prezam pela melhoria da qualidade de ensino dos alunos da Educação Infantil, Ensinos Fundamental, Médio e Superior e Educação para Jovens e Adultos. A partir da votação, a coordenação do Fórum Municipal de Educação organizará o texto final para encaminhar o projeto à Câmara de Vereadores para aprovação, respeitando o prazo de 25 de junho.

Entre as metas, destaque para a universalização da Educação Infantil na pré-escola, até 2016, para crianças de quatro e cinco anos de idade e oferta de educação integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas. “O município já vem atendendo boa parte dessa demanda e criando ações e estratégias para ampliar estes serviços e qualificar o atendimento”, explica a secretária de Educação, Eluise Hammes. “Destacamos este processo como parte de um momento histórico na educação do país, evidenciando a participação de forma democrática na elaboração deste plano que define a educação para os próximos 10 anos”, salienta.

Durante o evento, o prefeito Sidnei Eckert lembrou do trabalho histórico de Arroio do Meio nas áreas de educação e saúde, que juntas representam quase 60% das despesas do município. “Sempre foram nossas prioridades porque sabemos da importância que essas áreas significam para a comunidade”, afirmou. “Esses ajustes são importantes para dar continuidade e melhorar ainda mais este trabalho”, concluiu.

Por daiane