Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 21 de Novembro de 2019

O Alto Taquari - Cotidiano

Jornal da Semana
Saúde

Como envelhecer com qualidade de vida?

, 8 de maio de 2015 às 16h32

Envelhecimento e qualidade de vida: dois aspectos que antes pareciam tão distantes um do outro, hoje se tornaram cada vez mais próximos. Até meados do século passado havia certa ideia corrente de que a chegada da terceira idade era sinônimo de muitas perdas e o início de um processo de abandono e finitude.

Mas hoje, com os avanços ligados à área da saúde, as pessoas estão conseguindo viver mais e melhor. Ter uma terceira idade feliz depende de vários fatores, mas principalmente da forma como o idoso se percebe nessa fase da vida e da sua capacidade de se adaptar as mudanças e transformações próprias do envelhecimento. Para mais detalhes sobre esse assunto, confira a entrevista com o Dr. Marcio Nutels.

AT – O que é envelhecer com qualidade de vida?

 Dr. Marcio Nutels – É poder usufruir de uma vida plena, sem limitações. É não aceitar que sinais e sintomas “característicos” do envelhecimento sejam normais. Portanto indisposição, fadiga constante, insônia, baixa de libido, irritabilidade, perda de massa muscular, acúmulo de gordura abdominal entre outros, não precisam necessariamente fazer parte do cotidiano das pessoas.

AT – Qual a situação atual quanto à expectativa de vida dos brasileiros?

Dr. Marcio – A expectativa de vida vem aumentando, no entanto, as pessoas vêm ficando cada vez mais doentes, impactando de forma negativa na qualidade de vida. Há a necessidade de uma adequação no modelo de medicina praticado, retirando o foco da doença e passando a focar em proporcionar saúde. Precisamos ser proativos em adotar medidas preventivas que tornem o organismo equilibrado e assim, menos sujeito ao surgimento de doenças.

AT – O que está levando as pessoas a envelhecerem sem qualidade de vida?

Dr. Marcio – Dentre os vários fatores que contribuem para um envelhecimento com limitações e sem qualidade, o principal é referente à nossas escolhas. Estamos inseridos em um mercado de trabalho altamente competitivo. As pessoas gastam muita energia em busca do sucesso e nessa “luta” acabam deixando a saúde de lado. Esquecem que se não investirem na sua saúde agora, inevitavelmente terão que investir na doença depois. Os dados atuais referentes a saúde são alarmantes, com as pessoas ficando doentes devido a causas evitáveis como a obesidade, hipertensão e diabetes.

AT – Quais são os passos para envelhecer com saúde?

Dr. Marcio – Podemos pontuar 7 passos que são essenciais: 1- Alimentação equilibrada; 2- Suplementação adequada; 3- Saúde intestinal; 4- Exercícios físicos regulares; 5- Sono restaurador; 6- Manejo do estresse; 7- Equilíbrio das funções orgânicas.

AT – Como é realizada esta abordagem médica preventiva?

Dr. Marcio – Tudo se inicia com uma longa coleta de dados, exame físico e análise da composição corporal através do exame de bioimpedância. Conhecer o indivíduo como um todo é fundamental. Neste momento podemos melhorar aspectos como nível de energia, qualidade do sono, resposta ao estresse, emagrecimento, entre outros. Em um segundo momento avaliaremos as queixas do indivíduo associando aos dados de exames laboratoriais (sangue, urina, saliva) e exames de imagem. Fazemos uso de recursos que busquem proporcionar o equilíbrio do corpo, proporcionando um ambiente mais forte e saudável, e desta forma, a doença dificilmente ocorrerá.

Por daiane