Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 27 de Maio de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Geral

Apaam está de portas abertas para a comunidade

, 5 de abril de 2015 às 10h00

Arroio do Meio – Quatro jovens trocaram sua tarde de folga, na terça-feira, para prestar serviço voluntariado no canil da Associação de Proteção aos Animais Arroio-meenses (Apaam), na rua Dom Pedro II, Centro.

Com vassouras e produtos de limpeza em punho, os colegas do 3º ano do Ensino Médio, Daniel Corbellini, 17, Matheus Berté, Bruna Horn e Daniel Herrmann, 16, associaram a vontade de fazer o bem à uma ação solidária proposta em sala de aula e, orientados pelo colega Daniel, que é voluntário há mais tempo no canil.

Com capacidade máxima para 40 animais, a associação conta atualmente com 70 cães, número que cresce em função da falta de conscientização dos humanos, que descartam os animais de qualquer forma pela cidade.

Para incentivar a adoção e controlar a reprodução, a Apaam, em parceria com a Administração Municipal, vem realizando um trabalho de esterilização dos cães. De acordo com o veterinário responsável, Eduardo Chiarelli, o trabalho está sendo realizado desde o segundo semestre de 2014 e já soma 50 cães esterilizados, entre machos e fêmeas. Para viabilizar este projeto, foi construída uma Sala de Cirurgia, que conta com espaços separados para higienização do profissional, preparação do cão, anestesia e retirada dos pelos, procedimento, esterilização e medicamentos. “Uma única fêmea pode ter três a quatro crias num ano, o que pode gerar dezenas de cães”, explica Chiarelli.

Interessados em adotar um cão, mediante tutela responsável, ou ajudar com doações e serviço voluntariado, podem entrar em contato pelos fones 92697403 e 91456546. Abandono é crime, conforme regulamenta a lei 9.605.

Por daiane