Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 08 de Dezembro de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Educação

Professores e educadoras debatem Plano Municipal de Educação

, 20 de março de 2015 às 9h19

Arroio do Meio – A sexta-feira será de estudos para os professores das escolas municipais e educadoras das escolas de Educação Infantil. O assunto em pauta será o Plano Municipal de Educação. Desta forma, não haverá atendimento nas 13 Emefs e oito Eceis do município.

Para este debate foram constituídas nove microrregiões que irão discutir sobre as metas/estratégias que compõem o Plano Municipal de Educação. A temática por microrregião foi definida através de sorteio. “Será um momento que os professores da rede municipal e comunitária estarão reunidos para trabalhar neste processo de grupo, se apropriando do atual diagnóstico da educação arroio-meense”, salienta a secretária de Educação, Eluise Hammes.

Neste dia serão designados nove delegados que irão representar cada microrregião na Conferência Municipal de Educação que ocorre em 30 de abril. A partir desta votação, o Fórum Municipal de Educação organiza o texto final e encaminha o projeto à Câmara de Vereadores para aprovação.

Arroio do Meio está em processo de criação do Plano Municipal de Educação de acordo com a realidade do município. O processo envolve a participação da sociedade, pensando a educação como território e não rede. O Plano Municipal de Educação define diretrizes para a educação na próxima década. O município tem prazo até 25 de junho corrente para elaboração do Plano.

Plano Nacional de Educação

Com a homologação da lei nº 13.005 de 25 de junho de 2014 foi aprovado o novo PNE – Plano Nacional de Educação pela Presidência da República. Com a vigência de 10 anos, o plano visa o cumprimento do disposto no art. 214 da Constituição Federal.

O PNE foi construído desde 2009 a partir das Conferências de Educação – Conae, nas etapas municipal e/ou regional, estadual e nacional. Agora, constituindo Fóruns de Educação, os municípios estudam a realidade do território e a partir do diagnóstico elaboram e alinham seus planos municipais.

O Fórum Municipal de Educação arroio-meense conta com 60 pessoas de diferentes segmentos. Divididos em nove grupos de trabalho, debatem sobre a Educação Infantil; Ensino Fundamental; Ensino Médio; Educação Especial; Melhoria da qualidade do ensino; Educação de Jovens e Adultos; Ensino Superior; Formação e Valorização Profissional e Gestão Democrática e Financiamento da Educação. Até a elaboração do texto final serão cerca de 100 encontros.

Por daiane