Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 13 de Julho de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Saúde

Posto de Saúde Central aberto neste sábado

, 14 de março de 2015 às 7h00

Arroio do Meio– A Secretaria Municipal de Saúde comunica que nos dois próximos sábados, 14 e 28, o Posto de Saúde Central estará aberto das 8h às 11h30min, para aplicar a vacina contra a HPV em meninas de 9 a 11 anos de idade. Já na sexta-feira, 27, o horário de atendimento será ampliado até às 19h, oportunizando que todos os pais e responsáveis tragam suas filhas para garantir a imunização contra o papilomavírus humano. É necessário trazer os cartões de vacinação e do SUS. A aplicação não será realizada nas escolas, já que a presença dos pais ou responsável é essencial para a segurança da criança. Adolescentes de 13 anos que não se vacinaram ano passado, também podem aproveitar a oportunidade.

A vacina contra a HPV foi incluída no Calendário Nacional de Vacinação em março de 2014, através do SUS. Estes vírus são capazes de infectar pele e mucosas e podem ficar no organismo durante anos até se manifestar. O contágio ocorre através de relações sexuais, e de mãe para filho, durante o parto. A vacina garante a imunidade vitalícia contra o vírus, que é um dos causadores do câncer de colo de útero, que, segundo o Ministério da Saúde, é o terceiro tipo mais frequente que acomete as mulheres no Brasil, fazendo anualmente mais de cinco mil vítimas fatais.

Esta será a primeira de três etapas da campanha. A segunda ocorre em setembro (conforme a data que cada adolescente receber a primeira) e a terceira num período de 60 meses após a primeira dose. As únicas contraindicações são voltadas para adolescentes gestantes e/ou que tenham engravidado após a primeira ou segunda dose. A oferta da vacina será ampliada para meninas, adolescentes e mulheres de 9 a 26 anos, portadoras de HIV.

Por daiane