Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 19 de Agosto de 2019

O Alto Taquari - Cotidiano

Jornal da Semana
Culinária

Município anuncia classificados para o intercâmbio com Boppard

, 13 de março de 2015 às 6h00

Arroio do Meio – Administração Municipal e Círculo de Amigos de Boppard estiveram reunidos na noite da segunda-feira, na Casa do Museu, com os classificados no edital de Chamamento Público de Credenciamento de Jovens para Viagem de Intercâmbio à cidade alemã de Boppard, a realizar-se no mês de julho. Os jovens estavam acompanhados pelos pais, sendo que cinco dos aprovados são estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), motivo pelo qual justificaram a ausência na ocasião.

O processo seletivo contou com 17 jovens inscritos, de 16 a 23 anos. Destes, nove foram classificados, considerando os critérios estabelecidos no edital e aprovados em regimento. O processo de seleção e avaliação das inscrições foi realizado por Comissão Especial, designada por portaria municipal, formada por servidores públicos e representantes de entidades civis como Núcleo de Cultura e Conselho Municipal de Educação.

Amparados nas Leis Municipais Nº 3.195/13 e 3.334/14, que tratam do Convênio de Intercâmbio entre as cidades de Arroio do Meio e Boppard, o município é responsável por 50% das despesas de passagem do grupo, que inclui um coordenador para acompanhar os jovens. As demais despesas, incluindo os 50% restantes, seguro, passaporte e taxas adicionais são de responsabilidade do selecionado.

Durante os dez dias de intercâmbio, a delegação participará de atividades propostas pelo Círculo de Amigos de Boppard, presidida por Jurgen Poersch e serão acolhidos por famílias hospedeiras, a exemplo da recepção da delegação alemã em Arroio do Meio, em outubro passado. Para a coordenação e acompanhante do grupo, o Círculo de Amigos indicou a professora Dulci Zimmer, vice-presidente da entidade.

Expectativa

Christian Kremer, um dos selecionados para o intercâmbio, acredita que esta é uma oportunidade incrível que possibilita a troca cultural entre os jovens das duas cidades. “É justamente nesta troca cultural que está a riqueza do projeto, que agrega comunicação em outro idioma, vivência em outro país e conhecimento de novas pessoas e lugares. Oportunidade esta que irá ampliar nossos horizontes e conhecimento de mundo”. Além de praticar o idioma alemão, espera rever alguns dos jovens que conheceu no ano passado.

Além da expectativa, Felipe Meneghini Frehlich também se diz muito ansioso quanto a entrar em um país totalmente diferente do seu. “Conhecer os costumes, comidas e atividades típicas dos alemães é uma das coisas que mais me deixa ansioso”. Na política pretende entender como a crise vivida no Brasil pode afetar as relações internacionais.

Jovens classificados: August Scheid, Betânia Bersch Delazeri, Christian Arend Kremer, Cristian Scheid, Daniel Schneider Grun, Felipe Meneghini Frehlich, Ketrin Cristina Gabriel, Leonardo Gräf e Rafael Führ Kuhn.

Coordenadora: Dulci Zimmer

Comissão Especial de Avaliação: Alice T. Forneck, Anelise Weschenfelder Closs, Angelica Diefenthaler, Carla Jaqueline Schroeder, Cintia Graf, Dulci Zimmer, Glaci Trasel, Roque Bersch e Marlise Fuhr Kuhn.

Por daiane