Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 18 de Junho de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Educação

Casa do Museu agrega história, cultura e conhecimento

, 1 de março de 2015 às 10h00

Arroio do Meio – Uma turma de 17 alunos do 6º ano do Colégio Bom Jesus esteve na terça-feira na Casa do Museu para visitação à Reserva Técnica, localizada no subsolo do Museu Municipal.

Orientados pela Coordenadora Técnica do Museu e professora de História, Carla Schroeder, os alunos conheceram parte do acervo histórico do município, associando a prática ao conteúdo teórico ensinado em sala de aula.

O trabalho de adaptação do espaço para implantação do Museu Municipal iniciou em 2010, quando Arroio do Meio foi contemplado com recursos financeiros, por meio do edital Mais Museus, via Ministério da Cultura/IBRAM, para fins de adequação dos espaços da Casa do Museu e contratação de assessoria técnica da Univates. Após período de obras, o espaço foi oficializado como Museu Municipal em 2013. Em 2014 iniciou o trabalho de higienização, organização, acondicionamento e catalogação do acervo fotográfico, documental e material sobre o município, que hoje conta com mais de seis mil fotos e 1.135 livros e objetos catalogados.

De acordo com Carla, todo o material está armazenado, identificado e registrado de forma informatizada na Reserva Técnica – espaço de guarda e manuseio do acervo – possibilitando estudos, pesquisas e a preservação da história. “É um trabalho minucioso e contínuo.” Além da professora de História, o trabalho conta com a dedicação da servidora pública Claudia Jung e do estudante de História da UFRGS, Christian Arend Kremer, 19, que desde janeiro auxilia de forma voluntária na organização do espaço. “É uma experiência prática muito importante, além do conhecimento sobre o município”, afirma.

O Museu Municipal, localizado na rua Visconde do Rio Branco, 604, está aberto à comunidade de segundas a sextas-feiras, das 8h30min às 11h45min e das 13h30min às 16h45min. Além da sala de Reserva Técnica, o espaço oferece gratuitamente exposições temáticas temporárias, cursos de artesanato e de cerâmica e, ainda, sessões semanais de cinema – Cineclube Real, que retornam em março após período de recesso.

Por daiane