Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 15 de Setembro de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Geral

Roteiro deve iniciar no segundo semestre

, 1 de fevereiro de 2015 às 9h45

Vale do Taquari – A implantação do trem de passageiros com fins turísticos deve se tornar realidade no segundo semestre deste ano no Vale do Taquari. O roteiro será entre Guaporé e Estrela, passando por Colinas, Roca Sales entre outras cidades do Vale. A informação é do presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Vanildo Roman.

Ele comenta que a concretização do projeto trará um grande retorno financeiro na área do turismo, não só para o Vale do Taquari, mas para o estado e o Brasil. “Tive a oportunidade de fazer o trajeto entre Guaporé e Estrela e me senti em outro país”, disse.

Comentou sobre informações prestadas pela empresa Serra Verde, responsável pela implantação da Litorina, vagão destinado ao transporte de passageiros. Segundo a empresa que também é operadora, não há no Brasil outro roteiro com essas características e belezas naturais, somente na Europa. Conforme Roman, em março o primeiro termo de compromisso será assinado com a Serra Verde que tem roteiros em Curitiba e Espírito Santo. “Está tudo encaminhado, recentemente a operadora abriu escritório em Porto Alegre, para dar maior aporte à região. Ela atua também na Europa e Estados Unidos.”

Ele fala ainda que os entraves burocráticos públicos são os maiores problemas, mas que a expectativa é que no segundo semestre o Litorina, que transporta 70 passageiros, esteja em pleno funcionamento. “A empresa já está com esse vagão comprado, está tudo adquirido. Pessoas do Vale também estão se qualificando para suprir a demanda de profissionais para atender os turistas que devem dobrar. “Se hoje 200 mil pessoas visitam a região, a partir da implantação, pelo menos 500 mil virão”, prospecta.

Saiba mais

Litorina é um vagão mais moderno que o Maria Fumaça e oferece conforto aos usuários sobre os trilhos. Serão aproximadamente seis horas de passeio no caso de ida e volta.

Por daiane