Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 18 de Janeiro de 2021

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Educação

Mais de dois mil alunos retornam às escolas na segunda-feira

, 21 de fevereiro de 2015 às 9h30

Arroio do Meio – Cerca de 2.050 alunos retornam às 13 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) na segunda-feira, dia 23, após período de férias escolares. Para os 180 professores da rede, o retorno foi antecipado para essa semana, com a realização de atividades de planejamento, avaliação e estudo, nos dias 18, 19 e 20.

A abertura oficial do ano letivo para os docentes ocorreu na quinta-feira, 19, no auditório Itália – Centro Administrativo de Encantado. Na ocasião, o Filósofo, Historiador e Pedagogo, Dr. César Nunes, palestrou sobre o tema “Educação, Humanização e Formação de Professores: novas relações ético-pedagógicas na escola que acolhe”. Junto aos professores da cidade anfitriã do encontro, o professor titular da Faculdade de Educação da Unicamp, falou sobre as principais inspirações das novas diretrizes curriculares da educação básica no Brasil e metas do Plano Nacional de Educação, estimulando a sensibilização dos professores sobre as novas relações sociais e a necessidade de acolhimento, humanização e promoção da cidadania.

Na quarta-feira, 18 e nessa sexta-feira, 20, os professores trabalham com atividades de planejamento nas escolas, preparando-se para receber os alunos. As equipes diretivas estiveram reunidas na secretaria de Educação e Cultura (SEC) no dia 10, quando avaliaram o ano letivo de 2014 e planejaram ações para o calendário escolar deste ano. De acordo com a secretária de Educação, Eluise Hammes, a expectativa é grande para o início do ano letivo. “Elencando novos propósitos, objetivos e sonhos, reforçando a importância do projeto Escola e Família: de mãos dadas pela Educação, no intuito de incentivar e fortalecer a parceria e os vínculos entre as famílias e a comunidade escolar, dando maior sentido ao processo ensino/aprendizagem”, salienta a secretária.

Por daiane