Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 07 de Abril de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Educação

Aulas iniciam com convite às famílias para que participem da vida escolar dos filhos

, 27 de fevereiro de 2015 às 9h17

Arroio do Meio – A rede estadual de ensino iniciou o ano letivo ontem. Na Escola Estadual de Ensino Médio Guararapes, cerca de 650 alunos voltaram às salas de aula. A abertura das atividades, realizada ontem de manhã, contou com a presença do Coordenador Regional de Educação, o professor arroio-meense Paulo Backes e a apresentação da nova diretora, Silvana Saldanha Martins Hanke. A principal orientação do coordenador é para que as escolas chamem as famílias para participarem mais da vida escolar dos filhos.

Com 30 anos de atuação no Guararapes, Backes, que pela primeira vez ocupa o cargo de Coordenador Regional de Educação, disse que é grande o compromisso de coordenar mais de 22 mil alunos em 32 municípios e 92 escolas. Contudo, se disse satisfeito neste início de ano letivo, pois o quadro de professores está praticamente completo em todas as escolas, especialmente nas maiores. “Esta foi uma determinação do secretário de Educação, para que se iniciassem as aulas com professores dentro das salas de aula. Estamos começando bem”, frisou.

O coordenador defendeu o diálogo com as escolas como peça chave para o bom andamento da educação regional. “Sem educação não somos ninguém e não se faz educação de forma isolada. Nosso olhar vai estar muito próximo, para que se possa conduzir de forma bem equilibrada”. Também pediu para que a família esteja cada vez mais integrada e envolvida com o ambiente escolar, proposta que será levada a toda região. A ação visa fortalecer o vínculo escola-família, colocando-as como duas grandes aliadas não só no processo de aprendizado, mas na formação do jovem como um todo.

A proposta do novo coordenador, que já vinha sendo trabalhada no Guararapes, também é defendida pela diretora Silvana. “Primamos por uma educação de qualidade e a família é importante neste processo. Ela precisa estar presente para que se consiga atender a necessidade dos alunos, trabalhando conhecimento e valores”. A diretora explica que, por receber alunos de todas as localidades do município, a Guararapes é uma escola de diversidades e que é preciso compreender a realidade e as particularidades de cada estudante. Por isso a presença da família se faz ainda mais necessária.

Apresentações

Com a saída de Backes do educandário, houve reformulação na equipe diretiva, cuja nova composição foi apresentada oficialmente na abertura do ano letivo. Da mesma forma foram apresentados os professores e funcionários e houve dinâmica de integração para os alunos novos. A reflexão e bênção religiosa ficaram a cargo dos pastores Jair e Valmir e dos padres Fabrício e Alfonso.

Obras

Paulo Backes anunciou que já está em fase de licitação a construção de rampas e a adaptação de banheiro para pessoas com necessidades especiais. O recurso de R$ 12 mil proveniente do governo do Estado já está depositado na conta da escola.

Outra questão levantada por Backes foi a construção da área coberta. Ele afirmou que já está batalhando para que a obra seja realizada ainda neste ano.

Por daiane