Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 10 de Agosto de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Saúde

Atenção especial à saúde preventiva

, 30 de janeiro de 2015 às 8h53

Arroio do Meio – Cerca de 340 homens acima de 40 anos irão realizar o exame preventivo do câncer de próstata durante o período das consultas, de dezembro a fevereiro, no Posto de Saúde Central. A ação faz parte do projeto de saúde preventiva da Secretaria Municipal de Saúde, e tem como objetivo diagnosticar o câncer precocemente, aumentando a possibilidade de cura.

Os atendimentos são realizados em etapas. A primeira consiste na coleta de sangue dos pacientes, que aconteceu em novembro, durante a tradicional Feira de Saúde. Através da coleta, foram realizados os exames conhecidos como PSA. Após foram criados grupos de 40 componentes em média, que acompanham palestras explicativas no Posto de Saúde Central, com os médicos, Dr. Cláudio Loureiro e Dr. Gustavo Finkler. No mesmo dia e local, ocorrem os exames de toque. “É na palestra que conseguimos esclarecer as dúvidas, dar algumas dicas acerca do câncer de próstata, além de outras questões que envolvem a saúde masculina” explica o Dr. Loureiro.

É necessário que todos os homens acima de 45 anos realizem o exame preventivo, segundo Loureiro. “Caso alguém tenha histórico de doença na família, é recomendado que antecipe o exame para os 40 anos”, adverte. O médico ainda explica que a doença é assintomática no início e que é indispensável a procura pela prevenção para detectá-la cedo. “Infelizmente o preconceito com o exame de toque ainda existe, precisamos dar um basta nessa história. O exame é fundamental para detectar a doença no início e buscar a cura”, reforça.

Para a secretária da Saúde, Maria Helena Matte, o município distribui a atenção com a saúde preventiva entre todos os públicos atendidos. “Realizamos encontros mensais com gestantes, afim de acompanhar e certificar-se se está tudo bem com as mamães e bebês. Temos ainda grupos de hipertensos e diabéticos, pois nossas agentes visam a prevenção nas suas visitas à comunidade”, explica.

Por daiane