Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 13 de Agosto de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Educação

Presos receberão curso técnico gratuito

, 25 de dezembro de 2014 às 9h00

Arroio do Meio – O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), voltado para a ampliação dos cursos de educação profissional e tecnológica, oferta 16 vagas do curso de eletricista para os detentos do Presídio Estadual de Arroio do Meio.

Ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o curso começou na segunda-feira, dia 22 e duração de 220 horas/aula. No final, os 16 alunos receberão o Certificado de Formação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Débora Schonarth, Assistente Social da casa prisional, foi uma das pioneiras em trazer o curso técnico. De acordo com ela, essa é uma forma de dar autonomia profissional, garantindo qualificação e uma vaga no mercado de trabalho no momento da saída deles. “Lutamos muito para isso acontecer, espero que aproveitem o máximo”.

Lourdes Zanatta Both, presidente do conselho da comunidade da comarca de Arroio do Meio, ressalta a importância de um curso técnico para os carcerários. “Hoje em dia todo lugar precisa de um eletricista, tenho certeza que o curso proporcionará à população carcerária e aos egressos uma perspectiva melhor”.

Para o prefeito Sidnei Eckert, essa é uma oportunidade que abrirá portas. Ele ainda destaca a verba destinada para a construção de uma sala de aula. “Recordo-me que o conselho carcerário pediu verbas para construção de uma sala de aula, e na época consegui atender ao pedido. Hoje vejo que realmente a sala está sendo ocupada”.

O administrador do presídio, Carlos Sandoval Z. Leal, fala que se todos aproveitarem o máximo o curso, poderão atuar em qualquer lugar. “É um curso gratuito, todos vão sair com diploma na mão, preparados para trabalhar”.

 

Por daiane