Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 26 de Agosto de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Educação

Inscrições para intercâmbio iniciam segunda-feira

, 7 de dezembro de 2014 às 10h00

Arroio do Meio – Foi lançado na noite de terça-feira, na Secretaria Municipal de Educação, o edital para inscrições ao intercâmbio de jovens do município para Boppard/Alemanha. O prazo encerra em 23 de dezembro.

O programa é voltado para jovens arroio-meenses com idade entre 16 e 23 anos, que estejam cursando pelo menos o Ensino Médio e apresentem a documentação exigida. A lista dos homologados será divulgada em 5 de janeiro. Os não enquadrados terão até 7 de janeiro para recorrer.

A lista oficial dos aptos a viajar para Europa será divulgada em 30 de janeiro. A recomendação ou apresentação do nome dos jovens por entidades, através do trabalho voluntário, será valorizada na pontuação. Em 13 de fevereiro ocorre a prova oral em alemão ou inglês. O resultado final sai em 3 de março.

Viajarão nove jovens e um coordenador. Os intercambistas terão de custear 50% do valor da passagem e despesas com seguro. E em caso de desistência, arcar com as despesas de transferência para outro jovem. A seleção ocorrerá no período de férias para otimizar a agenda de compra de passagens internacionais. A viagem está programada para a segunda quinzena de julho, nas férias escolares de inverno.

Durante o lançamento do edital foram mostrados fotos e vídeos dos intercambistas alemães que estiveram na nossa região no final de outubro. Também foi apresentado o resultado de um formulário preenchido por eles, referente ao grau de satisfação das atividades realizadas por aqui, como forma de subsidiar adequações em roteiros, além de avaliações gerais entre os envolvidos e sugestões.

Como forma de evitar apontamentos do Tribunal de Contas, a prefeitura fez alterações na comissão que vai selecionar os potenciais intercambistas. Dos nove conselheiros, cinco passarão a ser da Administração – entre eles servidores concursados – e quatro do Círculo de Amigos de Boppard.

O prefeito Sidnei Eckert prosperou o futuro dessa parceria e convocou arroio-meenses de outras etnias a tomarem iniciativas semelhantes.

Por daiane