Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 04 de Abril de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Política

Amvat elege nova diretoria nesta sexta

, 5 de dezembro de 2014 às 8h23

Vale do Taquari – Em assembleia que ocorre nesta sexta-feira, dia 5, em Dois Lajeados, a Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) elege a nova diretoria da entidade para 2015. A presidência, no ano que vem, deve ser ocupada pelo prefeito do município, Valnei Cover (PDT), que apresentará chapa, conforme acordo existente na entidade. O encontro será realizado no Parque Denardi, e reunirá também as primeiras-damas, soberanas e secretários da Agricultura e Meio Ambiente dos 40 municípios filiados.

A abertura do evento será às 15h30min, com a presença dos secretários da Agricultura e Meio Ambiente, primeiras-damas e soberanas. Neste momento haverá participação do diretor e coordenador do Conselho de Meio Ambiente e Sustentabilidade e Presidente do Conselho Consultivo do Centro Nacional de Tecnologias Limpas (CNTL/Unido/Unep), Torvaldo Antonio Marzolla Filho, e do professor de Engenharia Ambiental, Tiago Pereira. Representante da empresa Brookfield falará também sobre Plano de Visita e projetos socioambientais no município.

O atual presidente, prefeito de Arroio do Meio, Sidnei Eckert, diz que durante sua gestão procurou-se integrar as entidades regionais que interagem sobre os objetivos para o Vale como a CIC Regional, Amturvales, Codevat, Avat, Univates entre outras, priorizando as causas e demandas regionais. Cita também a participação junto com a Famurs e CNM, na defesa municipalista, buscando o aumento do Fundo de Participação Municipal (FPM) para os municípios em 2015 e 2016.

Prefeitos

Às 16h terá início a assembleia dos prefeitos e encontros paralelos das primeiras-damas, soberanas e secretários. Na pauta de reunião da Amvat, está apresentação pelo Sebrae Vales do Taquari e Rio Pardo: “Compras Públicas e as Micro e Pequenas Empresas – O impacto das MPE’s nas compras municipais e no desenvolvimento econômico da região”.

O consultor da Região do Vêneto no Rio Grande do Sul, Cesar Augusto Prezzi, vai falar sobre o projeto e fazer a distribuição do livro “Ritorno alle Origine”, promoção turística do Vêneto no âmbito do projeto “Leoni Nelle Piazze”.

Depois das participações ocorre a eleição da nova diretoria da Amvat, gestão 2015. Já na reunião dos secretários da Agricultura e Meio Ambiente haverá palestra sobre “A natureza social na questão ambiental e a qualidade do uso da água”, tema que será apresentado pelo professor Luiz Renato D’Agostini.

Os encontros fazem parte da programação da 6ª Femica – Feira Municipal da Indústria, Comércio e Agricultura de Dois Lajeados, cuja abertura oficial ocorre nesta mesma data.

Por daiane