Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 15 de Setembro de 2019

O Alto Taquari - Cotidiano

Jornal da Semana
Cultura

Natal nas Casas fortalece o espírito natalino

, 28 de novembro de 2014 às 8h35

A menos de um mês do Natal, o espírito natalino já começa a se fazer presente na sociedade. Um desses eventos ocorre na noite desse sábado, no bairro Aimoré. Pelo terceiro ano consecutivo moradores da Avenida Carlos Suhre viverão uma noite especial promovida por integrantes do Grupo de Danças Helmuth Kuhn.

O Natal nas Casas surgiu para criar um clima natalino para as crianças e moradores da avenida. “É algo simples, mas realizado com alegria. E na simplicidade dos gestos de cada um, o Natal nas Casas já se torna tradicional”, explicam as coordenadoras Marceli Galli e Magda Kaufmann. A ação deste ano contará com a participação de 30 crianças da categoria Infanto-Juvenil e familiares.

Neste dia um carro de som entoa músicas natalinas seguido dos integrantes e familiares. As crianças são recebidas pelos moradores, que retribuem o carinho com danças do folclore alemão. “Depois da apresentação a pose para a foto é obrigatória e entre agradecimentos e abraços, as crianças normalmente recebem uma lembrança oferecida pelos moradores. Após, a caminhada segue até a próxima casa e muitas vezes até mesmo o Papai Noel resolve aparecer”, contam.

A ideia dessa ação surgiu através das coordenadoras Marceli e Magda que com a chegada do Natal queriam fazer algo diferente e decidiram pela apresentação nas casas. Para isso, compartilharam a ideia com alguns moradores da rua e para surpresa delas, a mesma foi bem aceita. “Eles retribuem com mimos e guloseimas para as crianças. Todos os anos contamos com a acolhida nas casas de Gladis e Fridolino Keller, Valmir e Maria Black e de Norma Ody que já confirmaram a participação no evento deste ano”.

Conforme elas, o principal objetivo deste momento é fortalecer o espírito natalino entre as pessoas, levando a magia do Natal através das canções natalinas, misturadas às danças típicas alemãs. A intenção para 2015 é fazer que esse momento seja levado para outras ruas do município

Por daiane