Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 25 de Novembro de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Meio Ambiente

Projeto itinerante reforça a consciência sustentável

, 4 de outubro de 2014 às 10h00

Arroio do Meio – Cerca de 600 crianças dos 4º e 5º anos das escolas do município participaram do projeto AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar, realizado na segunda-feira, no salão Paroquial, com atividades dinâmicas enfocadas nos temas energia, água, mobilidade urbana e segurança.

Entre peças teatrais, atividades interativas e brincadeiras pedagógicas, os alunos foram estimulados de forma lúdica a refletir sobre a situação do meio ambiente, cuidados para preservá-lo e outras formas de consciência sustentável. Para que o projeto tenha continuidade em sala de aula, os alunos receberam um material pedagógico que trabalha de forma lúdica estes conceitos, por meio de textos, jogos, desafios e reflexões, com dicas aplicáveis na rotina das famílias, visando o uso correto da água e da energia elétrica, descarte de lixo, entre outros.

Concentrada no teatro sobre mobilidade urbana, a aluna do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Beda Körbes, Bruna Kuhn, 11, aprovou a iniciativa. “Aprendi várias coisas novas, em especial sobre o consumo da água”, afirma.

Em julho deste ano os professores participaram de um treinamento intensivo na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), onde conheceram detalhes do projeto de conscientização. Desde então, vinham trabalhando de forma reforçada os conceitos de sustentabilidade em sala de aula, no intuito de preparar os alunos para o evento. A promoção foi da AES Sul, em parceria com a secretaria da Educação e Cultura. O projeto itinerante visitará mais 70 cidades gaúchas concessionadas pela empresa de energia elétrica.

 

Por daiane