Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 26 de Agosto de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Agricultura

Encontro dos ex-integrantes reúne cerca de 400 pessoas

, 20 de setembro de 2014 às 10h00

Arroio do Meio – Abraços, sorrisos e emoção marcaram o encontro intermunicipal dos ex-integrantes de Clubes 4-S. O evento que ocorreu na quarta-feira, dia 17, no Esporte Clube Esperança de Dona Rita, reuniu centenas de pessoas, oriundas de diversos lugares do Estado.

As amigas Claci Tosch, 62 anos e Hedy Deick, 72 anos, ambas moradoras de Três Saltos Baixo, interior de Travesseiro, eram integrantes do 4-S. Claci, líder do grupo na época, conta que fazia cursos em Arroio do Meio e depois passava para cerca de dez mulheres que faziam parte do 4-S da comunidade. “Fazíamos panos de prato, tricô, crochê, entre outros trabalhos manuais”, lembra.

Doraci Tavares, 70 anos, moradora da cidade de Cidreira, viajou mais de 300 quilômetros para reencontrar os ex-colegas. A emoção foi tanta, que a ex-extensionista não segurou as lágrimas ao reencontrar o amigo e ex-colega de trabalho Nilo Cortez. “Estou muito emocionada, Nilo foi meu amigo e colega no escritório da Ascar regional em Porto Alegre, fazia mais de 15 anos que não o via.”

Paulo Heck, secretário da Agricultura de Arroio do Meio e idealizador do evento junto com Paulo Steiner, abriu o evento agradecendo a presença de todos. “Após meses de trabalho conseguimos reunir os quatroessistas que fizeram história nas décadas de 60, 70 e 80.”

Roque Teloken, agente de extensão rural da Emater/Ascar Arroio do Meio e ex-coordenador do 4-S no município de Encantado, conduziu o cerimonial. Após saudar todos os ex-membros e entidades presentes, resumiu as quatro palavras do grupo 4-S em poucas frases. Também destacou encontros e atividades desenvolvidas na época.

Representando a Administração Municipal, Klaus Werner Schnack parabenizou os organizadores pelo sucesso do encontro. Também destacou a união da comunidade naquele período e lembrou das lideranças que ainda hoje são reconhecidas. “Arroio do Meio é o que é hoje pelo trabalho desenvolvido pelo 4-S.”

Por fim, o presidente da Emater/Ascar, Lino de David ressaltou o papel importante dos grupos 4-S, que era de buscar informação, conhecimento e inovação para o produtor elevar sua produção, melhorar sua renda, e ao mesmo tempo era um espaço de lazer e cultura.

Por daiane