Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 21 de Outubro de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Política

Cenci afirma que região cresce menos que o Estado

, 29 de setembro de 2014 às 9h00

Vale do Taquari – O candidato a deputado estadual José Luiz Cenci (PP) avalia que os empreendimentos da região sofrem com a concorrência desleal motivada pela falta de comprometimento político do Estado e União em investimentos de logística que infraestrutura.

O ex-prefeito de Fazenda Vilanova, por três mandatos, presidente Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) e da Comissão Pró-Duplicação da BR-386, afirma que conhece bem as demandas comunitárias da região, justamente pelo envolvimento proporcionado por estes cargos, além da experiência pública-administrativa. Além destes cargos foi secretário municipal em Lajeado e Coordenador Regional do Partido Progressista no Vale do Taquari.

Conforme ele, o bom desempenho de Ana Amélia Lemos nas pesquisas de intenção de voto ao Piratini favorece a eleição de um deputado do partido na região. Durante a campanha o candidato já passou por mais de 50 municípios. Além da região, visitou Soledade, Barros Cassal e Gramado Xavier, de onde é de origem, Vale do Rio Pardo e região metropolitana, “tenho conversado com correligionários, empresários e amigos. Os líderes regionais abraçaram a idéia”, destaca.

Cenci revelou que a duplicação da BR-386 só ocorreu porque em 2009, 15 deputados se comprometeram com o pleito, “atualmente, lutamos pela duplicação do trecho entre Lajeado-Tio Hugo”. E afirmou que obras como a duplicação da ERS-130, a alteração do traçado da Ferrovia Norte Sul para a região, a revitalização do Porto de Estrela para um maior aproveitamento, estruturação de um aeródromo, e outras obras mais simples como a construção de pontes, são essenciais para o desenvolvimento regional, mas dependem de força política, “estamos perdendo oportunidades. Uma montadora que exporta para Argentina, por exemplo, vai escolher locais mais favoráveis logisticamente. Além disso, nossos empreendedores estão lutando de forma desigual. O Vale do Taquari está crescendo menos que o Estado. É por isso que precisamos de líderes e eleitores comprometidos. Precisamos ser mais bairristas, de união para competir”, defende.

Uma de suas principais bandeiras na Assembleia Legislativa será a favor do voto distrital, para que a representatividade da região fique garantida, nos mesmos moldes do Congresso Nacional e Senado.

Na saúde, apóia a reestruturação dos hospitais dos municípios da microrregião, com especialidades diferentes em cada unidade, para diminuição do traslado de pacientes e desafogar as instituições dos grandes centros.

O candidato afirmou que o país está em crise, e que o próximo governo terá dificuldades de superação. Cenci tem 58 anos de idade. É casado há 31 anos com professora de ensino superior Lisete Cenci, com quem tem três filhos.

Por daiane