Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 08 de Julho de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
O Alto Taquari

CulturArte integra a festa dos 80 anos de emancipação

, 29 de agosto de 2014 às 10h40
Na sua 24ª edição, a Feira do Livro de Arroio do Meio volta à Rua de Eventos, conforme anunciado no lançamento da CulturArte 2014, na segunda-feira. Segundo o prefeito Sidnei Eckert, como parte da comemoração dos 80 anos do município ela ajudará a manter o centro vivo e essa parte histórica da cidade renovada. “Esse evento se renova a cada ano, se molda e se modifica de acordo com as pessoas que estão envolvidas e empenhadas para fazê-lo acontecer.”
A secretária de Educação, Eluise Hammes, destacou que a CulturArte tem um aspecto comunitário porque é feita por muitas mãos. “É uma vitrine onde expomos as atividades feitas nas escolas, nos núcleos e espaços culturais.”
Em seguida, foi realizada uma dinâmica de grupo com os presentes, entre diretores de escolas, secretários municipais, representantes da CDL, Brigada Militar, Serviços Urbanos e Câmara de Vereadores. Dentro do último livro lançado, o Roda de Chimarrão, foram selecionados trechos e distribuídos aos convidados. As pessoas tiveram de se unir para formar o texto completo. “Queremos fazer todos se sentirem parte do processo”, destaca Eluise.
A mãe de João Gabriel Gonzatti, emocionada, leu a história escrita por seu filho entitulada “A Fábrica”. Fala sobre a abertura da fábrica de balas Wallerius, e como foi difícil o início, conforme o avô lhe contava.
Conforme Eluise, a Feira do Livro é considerada a maior feira comunitária da região porque vai muito além da venda de livros. Quem atende nas bancas são os próprios professores e isso estimula o aluno porque ele se identifica. O lucro é revertido para as escolas. Além disso, a programação ultrapassa os dias da feira, pois a Vitrine do Saber já está sendo organizada e o Escritor Presente já está em andamento.
Programação de 7 a 11 de setembro
Dia 7 (14h às 19h) – Abertura às 14h, seguindo com momento cívico e apresentação dos grupos de danças do Núcleo Municipal de Cultura; peça teatral A Família Gentil, do grupo Luz & Cena; Feira da Cidadania, Participação do Grupo FoiceAcena; Leitura na Praça; Visitação à Casa do Museu, Visitação à Vitrine do Saber; Planetário Móvel da Univates (em caso de bom tempo).
Dias 8 e 9 – Palco de Talentos; Visitação à Vitrine do Saber; Visitação à Feira do Livro; Apresentação Musical de Beto Herrmann, Visitação à Casa do Museu com os 4ºs anos.
Dia 10 (8h às 21h) – Visitação à Vitrine do Saber; Visitação à Feira do Livro; Palestra com Fabio Mendes no auditório do BJSM; peça teatral Senhores das Ruas do Luz & Cena; show da dupla Lucas Brolese e Betânia.
Dia 11 (8h às 11h) – Visitação à Vitrine do Saber; Visitação à Feira do Livro; Palestra com Fabio Mendes no auditório do BJSM; peça teatral Senhores das Ruas do Luz & Cena e encerramento às 11h.
Por daiane