Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 07 de Junho de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Geral

Inscrições para a CNH Social encerram-se hoje

, 4 de julho de 2014 às 6h00

As inscrições para a CNH Social encerram-se hoje, dia 04. Candidatos interessados em concorrer a uma das sete mil vagas da CNH Social neste ano devem inscrever-se até o fim do dia. O Detran/RS disponibiliza, nesta edição, 1,4 mil primeiras habilitações, 1,4 mil adições de categoria e 4,2 mil mudanças de categoria. Há reserva de vagas para população negra (15% de cada categoria) e para mulheres (50% das vagas para mudança de categoria). Candidatos interessados, que se inscreveram na primeira edição e não foram selecionados, devem fazer nova inscrição.

O programa CNH Social tem como objetivo oferecer à população de baixa renda mais e melhores oportunidades no mercado de trabalho. As pessoas beneficiadas pelo programa estarão isentas do pagamento de todas as taxas para os serviços de habilitação, dos exames médicos e psicológicos, do curso teórico-técnico, aulas em simulador, curso prático de direção veicular e locação de veículos, e também dos exames teórico e prático.

Como se inscrever

Para se inscrever, o candidato deve dirigir-se a um dos 274 Centros de Formação de Condutores do Estado. É necessário preencher os requisitos para a categoria de habilitação pretendida e estar inscrito no Cadastro Único para programas sociais do governo federal anteriormente a 30 de abril deste ano. Para abertura do serviço, deve-se comprovar, ainda, residência de dois anos no Estado. O candidato pode se inscrever em qualquer CFC do Estado. Os endereços dos mesmos, calendário e mais informações podem ser consultados no site www.detran.rs.gov.br. A seleção será feita por sorteio e o resultado final da primeira chamada será em 22 de julho.

Sobre as categorias de habilitação

A categoria A habilita a conduzir moto, enquanto a B habilita a conduzir carro. Já as categorias C, D e E habilitam para conduzir os chamados veículos pesados, sendo a C para veículos de carga, a D para veículos de transporte de passageiros e a E para veículos articulados de transporte de carga e passageiros.

Motoristas com CNH categoria B poderão habilitar-se para categoria C e D. Para a categoria C, é necessário ter pelo menos um ano de categoria B, e para a categoria D, dois anos de categoria B e 21 anos de idade completos. Motoristas com as categorias C e D poderão habilitar-se para categoria E. Para tanto, os habilitados na categoria C devem ter um ano de habilitação nesta categoria.

Por daiane