Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 17 de Fevereiro de 2020

O Alto Taquari - Cotidiano

Jornal da Semana
Cultura

Frohsinn comemora 25 anos de história com jantar-baile

, 18 de julho de 2014 às 9h24

A comunidade de Forqueta estará em festa na noite deste sábado, onde mais uma vez a alegria da tradição alemã estará em evidência. A Sociedade Esportiva Forquetense sedia mais uma Noite de Origem Alemã, que neste ano chega a sua 21ª edição. O momento também é de comemoração para o Grupo Folclórico Alemão Frohsinn, que celebra seus 25 anos de história.

A programação integra os festejos dos 190 anos da Imigração Alemã no RS, com recepção a partir das 18h30min e jantar às 19h30min. A animação ficará a cargo da Banda Hopus. Cartões podem ser adquiridos com os integrantes, ao valor de R$ 25. Os mesmos dão direito a um copo personalizado dos 25 anos do grupo. Para abrilhantar a noite, além da alegria e colorido dos trajes, também haverá a presença de cerca de 15 grupos folclóricos de outros municípios.

Grupo Folclórico Alemão Frohsinn

Em 02 de dezembro de 1989 nascia em Forqueta o Tansgruppe Frohsinn, composto de uma categoria, denominada Oficial. Por falta de recursos, conhecimentos e pesquisa histórica, o grupo confeccionou o primeiro traje com tecidos simples e baratos, não sendo considerado um traje típico. Os integrantes buscaram mesmo com poucos conhecimentos trazer os valores de Hunsruck, região alemã, de onde vieram a grande maioria dos colonizadores arroio-meenses e de Forqueta.

O grupo nasceu com o nome de Tanzgruppe Frohsinn, que significa grupo de danças que “são ou tem uma alma feliz”. Pela dificuldade da pronúncia, os integrantes decidiram em agosto de 1991 mudar para Grupo Folclórico Alemão Frohsinn, uma entidade artístico cultural, sem fins lucrativos. Um ano mais tarde surgiram três categorias: a Infantil, Infanto-Juvenil e Juvenil, com o objetivo de despertar nas crianças a consciência da importância da preservação da cultura, tradição e da história dos antepassados.

A primeira apresentação do novo traje da categoria Oficial ocorreu em janeiro de 1995. O traje típico é originário da cidade de Mulheim, na Alemanha. Em dezembro de 2000, os novos trajes foram apresentados para a comunidade de Forqueta. Eles foram adquiridos através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, para as categorias Infantil, Infanto-Juvenil, Juvenil, Oficial e Casados .

“Através da dança e cultura alemã queremos fortalecer os laços de amizade e mostrar aos adultos, jovens e crianças tudo o que os antepassados trouxeram para cá, e o quanto trabalharam para construir tudo, tanto material quanto cultural. Estamos totalmente empenhados em fortalecer as raízes alemãs”, afirmam os integrantes.

O Frohsinn conta com 110 integrantes nas categorias Mirim, Infantil, Semioficial, Oficial e Casados. Integra o Núcleo de Cultura do município, com seus ensaios realizados na Casa de Cultura de Forqueta, cedida pela comunidade católica. As apresentações ocorrem em encontros folclóricos, além de convites de empresas e eventos municipais. É desta forma que com orgulho e alegria mostram o trabalho e dedicação de cada componente e coordenador de cada categoria.

Por daiane