Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 09 de Julho de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Geral

Vandalismo gera prejuízo ao município

, 6 de junho de 2014 às 9h45

Arroio do Meio – Depredação é a principal causa de substituição da sinalização vertical nas ruas do município. Esta semana a reportagem encontrou uma placa de trânsito de advertência arrancada na rua dos Wünsch, que dá acesso a ERS 130. O problema nesse local é comum, outras duas placas que estão colocadas na mesma rua, foram substituídas duas vezes cada uma, em apenas dois anos, segundo o coordenador do departamento de Trânsito do município, Luiz Fermino Soares.

Soares ressalta que a situação é ainda pior nos bairros e que só no ano passado foram substituídas aproximadamente 60 placas de sinalização em Arroio do Meio, o custo de cada uma delas é R$ 120, incluindo a pintura, o poste e a instalação, o que gerou um gasto de R$ 7,2 mil para os cofres públicos. “A principal causa é o vandalismo. São pessoas jovens que ao voltar das festas fazem esse tipo de coisa. No caso das placas com haste de metal a maioria delas é entortada. Esses jovens querem medir força”, aponta.

É comum encontrar pelas ruas só a haste de madeira, faltando a placa, como na rua Presidente Vargas em frente à Fábrica de Rações da BRF e na Maurício Cardoso, em frente à Brigada Militar. A situação se repete na rua Dr. João Carlos Machado. Já na esquina das ruas Presidente Costa e Silva com a Dr. João Carlos Machado a placa foi danificada por vândalos.

Fatos curiosos envolvendo a sinalização também acontecem. No bairro Rui Barbosa uma família usou a sinalização indicativa de rua para instalar um varal para estender roupas. Soares fala ainda que o bairro São Caetano é o campeão das trocas de placas, pois nesse local o tráfego de caminhões é constante e esses veículos acabam colidindo com as placas danificando-as. “É uma total falta de interesse com o patrimônio público e a incerteza da impunidade faz com que isso aconteça”, finaliza.

Por daiane