Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 20 de Agosto de 2018

O Alto Taquari - Cotidiano

Jornal da Semana
Eventos

Fiéis celebram Corpus Christi

, 20 de junho de 2014 às 9h58

A Igreja Católica celebrou ontem, 19 de junho, a festa de Corpus Christi, que em latim significa o Corpo de Cristo. É uma data de grande importância no calendário litúrgico, sempre na primeira quinta-feira após a celebração da Santíssima Trindade.

Além das missas, outro ponto forte dessa celebração é a tradicional procissão. Em Arroio do Meio, centenas de fiéis seguiram pelas principais ruas da cidade demonstrando sua fé. Assim como em anos anteriores, houve o um momento de oração e bênção em frente ao Hospital São José. Em Forqueta, a data também levou centenas de pessoas a participarem da procissão, com destaque para o envolvimento da comunidade que se mobiliza anualmente para a confecção dos tradicionais tapetes. A comunidade de Forqueta é a única que mantém essa tradição.

Morador de Arroio do Meio, Assello Frehlich participa da festa de Corpus Christi há 75 anos. “A tradição em celebrar a data veio de casa. Desde criança participava da procissão acompanhado dos meus pais. Participo desse evento porque é minha fé, minha religião e o momento de homenagear o corpo de Cristo”. Aos 85 anos, Assello destaca a importância da data como uma forma de demonstrar sua crença em Jesus Cristo. “É uma homenagem que se faz ao corpo de Cristo, caminhando pelas ruas manifestando assim sua crença”.

Corpus Christi: Jesus conosco na Eucaristia

A quinta-feira foi um convite da Igreja para parar, em meio aos trabalhos da semana, para fazer uma homenagem. Nossa homenagem é dirigida a alguém que, discretamente, nos sustenta nos caminhos da vida. Trata-se de Jesus, com seu testemunho de vida e suas palavras sempre animadoras.

Ele se tornou nosso Pão, do qual nos alimentamos sempre de novo, para sermos fortes e saudáveis na vivência da nossa missão de filhos e filhas de Deus. Para tornar isso bem visível, ele nos deixou o sacramento da Eucaristia, que hoje veneramos de modo especial.

Bendito seja o trigal, pois de seus grãos nasce o pão que mata a fome do faminto e torna fartas nossas mesas. Bendito seja o trigo que, triturado no moinho, de dourado torna-se branco como a neve e, das mãos abençoadas, torna-se o Pão do altar! Benditos sejam os olhos que se extasiam ao contemplar e adorar tamanha singeleza e tão nobre grandeza, pois é Jesus, o Pão do Céu! Eucaristia, mistério de amor, presente do Senhor!

Façam o que eu fiz

A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia, o sacramento do Corpo e do Sangue de Cristo. O sentido da festa é praticamente uma extensão da quinta-feira santa quando Jesus instituiu a Eucaristia, realizando com seus discípulos a ceia e o lava-pés da despedida. Partir o pão e lavar os pés: sinal de entrega, partilha da vida e serviço humilde aos irmãos. E recomendou: se quiserem ser felizes, façam isso que eu fiz, “façam isso em memória de mim”.

Data móvel

A festa de Pentecostes, a vinda do Espírito Santo, celebrada cinquenta dias após a Páscoa, encerra o Tempo Pascal. No domingo seguinte é celebrada a festa da Santíssima Trindade. A festa de Corpus Christi é celebrada sempre na quinta-feira que sucede este domingo da Santíssima Trindade.

Por daiane