Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 01 de Outubro de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Agricultura

Cooperativa investirá mais de R$ 4 milhões em projeto

, 20 de junho de 2014 às 9h36

Arroio do Meio – O projeto Condomínio do Leite foi apresentado para autoridades municipais, produtores e imprensa na tarde de quarta-feira, no gabinete do prefeito Sidnei Eckert. Na ocasião o conselheiro administrativo da Cosuel, Rubino Rahmeier, falou como funcionará o projeto.

Conforme ele, Arroio do Meio será um dos quatro municípios a integrar o projeto de bovinocultura de leite totalmente automatizado, atuando no sistema associativo, com a junção de 16 produtores. A cooperativa investirá mais de R$ 4 milhões no município que será um dos quatro a receber o programa, os demais são: Roca Sales, Candelária e Nova Bréscia.

As instalações terão alto padrão tecnológico com sistema moderno e terão capacidade para alojar 262 vacas, com ordenha robotizada. A participação em cada projeto será de 16 famílias, podendo variar em cada condomínio. “Hoje cada animal produz entre 18 a 20 litros a meta é de alcançarmos a média de 30 litros diários. Para isso é preciso alto investimento e melhoramento genético”, disse o conselheiro.

A proposta sugere que a infraestrutura, a tecnologia e a administração técnica sejam de responsabilidade da cooperativa. Os produtores serão sócios do empreendimento e responsáveis pela alimentação das vacas, adquirindo suas cotas de acordo com o valor dos animais que irão alojar no condomínio. Toda a gestão será conjunta com as famílias associadas. Com isso, o projeto garantirá maior qualidade do leite e em consequência, melhor preço e qualidade de vida aos agricultores. A previsão é que a atividade saia do papel e comece a funcionar em 2015.

Por daiane