Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 04 de Agosto de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Saúde

Posto Central fica aberto hoje até às 19h

, 16 de maio de 2014 às 9h27

Arroio do Meio – O Ministério da Saúde prorrogou a campanha de vacinação contra gripe por mais duas semanas por não ter atingido os 80% de imunização dos grupos prioritários. O último dia, programado para 9 de maio, foi prorrogado até o dia 23. A expectativa da Secretaria Estadual de Saúde é alcançar ao menos 80% de cobertura nos grupos prioritários.

Os grupos a quem a vacina é recomendada seguem os mesmos: crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes e mães de recém-nascidos com até 45 dias, pessoas com 60 anos ou mais e doentes crônicos (cardíacos, diabéticos, obesos, pessoas com problemas respiratórios ou outra doença crônica com risco de complicação por influenza).

O município de Arroio do Meio, até a quinta-feira, dia 8, havia imunizado 3.059 pessoas, 74,9% da meta. Para a secretária da Saúde Maria Helena Matte, todos estão trabalhando forte a fim de imunizar todos os grupos prioritários, totalizando 4.938 pessoas. “Para atingir a meta, o Posto de Saúde do Centro fica aberto nesta sexta-feira, até às 19h.”

Na semana, a equipe de saúde percorreu os grupos de terceira idade do município, levando a vacina para os idosos nas comunidades. Segundo a enfermeira Lisete Berwanger, faltam cinco grupos de idosos. Ela também lembra que podem ser vacinados idosos que não participam dos grupos nesses dias.

Números alcançados

De acordo com o setor de Vigilância em Saúde da 16ª Coordenadoria Regional, 50.458 pessoas foram imunizadas contra a Influenza, 66% do total desejado.

As puérperas, mulheres que deram à luz recentemente, foram as que mais se vacinaram atingindo 87,42%, seguem na lista trabalhadores da saúde 71%, idosos 68%, indígenas 63%, crianças 60% e por fim gestantes com a menor porcentagem: 56,9%.

Por daiane