Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 25 de Novembro de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Economia

Licenciamento 2014 começa a valer em 1º de junho

, 31 de maio de 2014 às 14h00

O prazo final para veículos de placas com finais 4, 5 e 6 circularem com o documento de licenciamento 2013 encerra-se amanhã, dia 31. O proprietário deve quitar até a data prevista no calendário de licenciamento o IPVA, seguro obrigatório, taxa de expedição do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) e multas vencidas. As datas para pagamento variam conforme a placa. O documento do exercício 2013, no entanto, é válido até o final do mês.

O licenciamento do exercício 2014 das placas com finais 7 e 8 passa a vigorar em 1º de julho e o das placas finais 9 e 0, em 1º de agosto. O calendário com as datas finais para pagamento pode ser conferido no site www.detran.rs.gov.br em Veículos/Calendário de Licenciamento.

O CRLV é documento de porte obrigatório e deve estar, assim como os equipamentos obrigatórios de segurança, em dia. Aquele que circular com o licenciamento vencido estará cometendo infração gravíssima, cuja penalidade é multa de R$ 191,53, sete pontos no prontuário e remoção do veículo a depósito até a regularização dos débitos.

O Detran/RS também alerta aos proprietários que mantenham o endereço atualizado nos bancos de dados da autarquia, para que recebam todas as comunicações e, inclusive, o próprio documento do veículo. A mudança de endereço deve ser comunicada em um Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVAs) do município, com a apresentação de original e cópia do comprovante de residência.

Se a alteração de endereço incluir o município deve ser apresentado ainda o CRV (documento de transferência), original e cópia do RG, CPF e comprovante de residência. O veículo ainda passará por uma vistoria e deve ser emitido um novo CRV, assim como nova tarjeta.

Por daiane