Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 29 de Setembro de 2020

O Alto Taquari - Cotidiano

Jornal da Semana
Cultura

Coral Vozes da Forqueta comemora aniversário com encontro de corais

, 16 de maio de 2014 às 10h01

A noite deste sábado será especial para os integrantes do coral Vozes da Forqueta. Ao comemorar uma década de atividades culturais e sociais, a entidade promove amanhã, o 10º Encontro de Corais.

A recepção ocorre a partir das 18h30min na Igreja Católica São Vendelino, onde às 19h30min ocorre a apresentação de 12 corais convidados de diversas regiões do Estado. Após as apresentações, a festa segue na Associação Esportiva Forquetense com janta às 21h15min e baile com início às 22h30min que terá a animação de Paulinho e Banda. Ingressos podem ser adquiridos na noite ao valor de R$ 20.

A surpresa ficará por conta de um momento de retrospectiva, quando o coral fará uma reprise de várias canções selecionadas que se destacam ao longo de sua história. A noite ainda contará com a participação especial de músicos como Paola, Belomo e Rodrigo.

Fundado em 16 de maio de 2004 a partir da iniciativa de um grupo de cantores, foram convidadas cerca de 45 pessoas da comunidade, constituindo de forma legal, a entidade com personalidade jurídica própria. Com o lema “O canto é a manifestação dos sentimentos sublimes do íntimo das pessoas”, o coral formou, ao longo dos anos, um amplo repertório de canções de cunho religioso, tradicionalista, dos folclores alemão, italiano, latim, dentre outros. Os ensaios são realizados nas noites de domingo.

Além de participar de celebrações religiosas em Forqueta e demais comunidades, a entidade mantém um intercâmbio permanente com outros grupos do gênero, em promoções de festivais, na região do Vale do Taquari e no âmbito estadual. Anualmente realiza pelo menos uma viagem de integração e com apresentações especiais, na intenção de ampliar as relações de integração cultural.

Sob a presidência de Irene Gräf, o Vozes da Forqueta conta atualmente com 34 integrantes de diferentes faixas etárias. Integra o Núcleo Municipal de Cultura, do qual recebe uma subvenção mensal para o custeio de parte das despesas com a remuneração do regente, Paulo Haas, que dirige o grupo desde a sua formação.

Por daiane