Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 29 de Fevereiro de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Geral

Município inaugura amplo espaço para o Cras

, 14 de novembro de 2013 às 6h00

Arroio do Meio – Integrando a programação do aniversário de 79 anos do município, a Administração Municipal realizou na tarde dessa terça-feira, dia 12, a entrega oficial do novo prédio do Centro de Referência da Assistência Social (Cras). Autoridades, profissionais da saúde, representantes da comunidade e dos grupos atendidos pela Assistência Social participaram da solenidade.

Localizado na rua Gustavo Wienandts, ao lado da Emater, o espaço possui 432,54m² de área construída, dos quais 208,30m² exclusivos do Cras e 224m² de estacionamento no subsolo do prédio. O investimento é de R$ 253.128,83, sendo R$ 150 mil provenientes de emenda parlamentar da então Deputada Federal Maria do Rosário (2010), somados à contrapartida do município. O prédio é composto por hall de entrada, recepção, sanitários adequados para portadores de necessidades especiais, copa e cozinha, Brinquedoteca para entreter as crianças durante os atendimentos aos pais, além de quatro salas específicas – coordenação, atendimento às famílias e multiuso – utilizada para reuniões, encontros e oficinas com os grupos.

Após apresentação dos dados técnicos da obra e da equipe de profissionais do Cras, o coral da Escola Municipal Construindo o Saber entoou algumas canções, descontraindo o ambiente. Na sequência, o grupo de idosos Tempo de Ações fez uma coreografia de Dança Sênior, projeto recentemente reconhecido com o Prêmio Gestor Público 2013.

O prefeito Sidnei Eckert pronunciou-se em seguida, resgatando um breve histórico da evolução do serviço de assistência social no município. “Trabalhamos com o propósito de ensinar a pescar ao invés de dar o peixe”, explica Eckert, referindo-se às políticas de promoção da educação em turno integral, saúde preventiva, geração de empregos e renda por meio da atração de empresas ao município, entre outras práticas de inserção das famílias com necessidades especiais junto à comunidade. “O prédio que está sendo entregue hoje é o significado de todo o trabalho que a administração está fazendo pela igualdade entre as pessoas da nossa comunidade. O Cras é de todos nós, devemos aproveitar esse espaço para que as famílias de Arroio do Meio vivam melhor e com mais qualidade”, finalizou. Para brindar os convidados, os grupos ofereceram bolinhos naturais, produzidos por eles próprios nas oficinas de nutrição.

Atualmente a equipe de profissionais do Cras atende cerca de 120 usuários, dentre idosos, famílias, crianças, adolescentes e outras situações de vulnerabilidades sociais. Os grupos realizam atividades de oficinas profissionalizantes, Pronatec, fortalecimento de vínculo, convivência e orientação.

Por daiane