Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 08 de Dezembro de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Municípios

Encontro regional qualifica artesãos de diversos municípios

, 1 de novembro de 2013 às 8h30

Marques de Souza – A sexta-feira da semana que passou foi dedicada à capacitação, troca de ideias, confraternização e muito aprendizado para cerca de duzentas artesãs que participaram do I Encontro Regional de Artesanato no distrito de Tamanduá.

O evento organizado pela Emater/RS Ascar e associação de artesãos do município, contou com representantes dos municípios de Sério, Santa Clara do Sul, Travesseiro, Cruzeiro do Sul, Pouso Novo, Progresso, Canudos do Vale, Forquetinha, Boqueirão do Leão, Lajeado e Bom Retiro do Sul.

Um dos palestrantes, representando o Sebrae, Valmor Mantelli, destacou a valorização do artesanato em todo o país. “Cada região tem suas peculiaridades por isso, existe um público interessado neste mercado”, afirmou. O projeto Passeios na Colônia também teve seu espaço, enfocando principalmente os pontos de venda de artesanato nas caminhadas realizadas pela iniciativa.

Durante boa parte do evento, artesãs se envolveram em oficinas, num intercâmbio de experiências de trabalhos utilizando palha de milho, bucha vegetal, macramê, bordados, pintura em madeira, enfeites de Natal, Patchwork, entre outros.

A presidente dos artesãos do município, Marla Kayser de Assunção, destacou a valorização da classe. “Trabalhar com artesanato é muito mais que uma terapia, pois trabalhar com as mãos e com a criatividade é um ato de amor, uma paixão que nos consome e nos faz querer que mais pessoas sintam-se felizes com aquilo que criamos, por isso acredito que deva-se valorizar o artesanato, não por piedade ou compaixão, mas este ser um trabalho feito com a profundidade da alma”, afirmou.

Para o supervisor regional da Emater/RS Ascar, João Francisco Caíno, o evento atingiu os objetivos. “Momento de troca de experiências e conhecimento, intercâmbio entre associações regionais que resultarão num trabalho cada vez mais qualificado. Este encontro é o início de uma nova fase, em que mais eventos deste porte devem ocorrer na região, como forma também de valorizar o artesanato do Vale do Taquari.”

Durante o encontro também ocorreu homenagem a diversas pessoas que contribuíram para o fortalecimento da associação dos artesãos do município. Entre as participantes das oficinas, Neodirce Sttol, de Lajeado, ministrou ensinamentos de decupagem e costura. “Assim como estou passando adiante o que sei, muito estou aprendendo neste encontro. É uma troca de informações muito importante para a qualificação de nosso trabalho”, destacou.

Por daiane