Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 07 de Julho de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Geral

Câncer de próstata atinge 40% dos homens

, 2 de novembro de 2013 às 6h36

Arroio do Meio – Os homens também têm um mês próprio para a conscientização e o combate a doenças. Sem o apelo midiático e emocional do Outubro Rosa – destinado para as mulheres – o Novembro Azul tem um desafio importante: acabar com o preconceito e o receio da ala masculina de visitar médicos. Ontem, uma faixa foi instalada na entrada da cidade para celebrar a campanha.

Pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia aponta que mais de 40% dos tumores que atingem os homens acima de 50 anos é o de próstata. O índice de cura é de 90% quando diagnosticado de maneira antecipada. É aí que se situa o problema: para ser diagnosticado, o exame do toque é imprescindível.

“Os homens têm pouca consciência de que eles também sofrem com o câncer e há também o preconceito sobre a prevenção ao tumor na próstata”, resigna-se a secretária executiva do núcleo de Arroio do Meio da Liga de Combate ao Câncer, Ivanici Rohsler. Para este ano, devido a pouca estrutura do grupo, as atividades de conscientização não terão palestras de médicos.

Nada que abale a busca pela conscientização. Hoje, a Liga conta com 48 mulheres associadas e a ideia é conseguir a adesão de homens para fortalecer o trabalho.

Confira a programação
Dias 8, 9 e 10 – Divulgação do trabalho, cadastro de pessoas e venda de camisetas no rodeio do CTG Querência;
Dia 9 – Divulgação no evento do Dia da Família na Escola, na Escola Princesa Isabel (Rui Barbosa);
Dia 13 – Reunião no Posto de Saúde Central, às 19h
Dia 30 – Feira da Saúde na Rua Coberta de Arroio do Meio, com divulgação dos trabalhos.

Por daiane