Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 18 de Setembro de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Educação

Turno Integral é ampliado para mais duas escolas do município

, 25 de outubro de 2013 às 6h00

Arroio do Meio – Com muito apetite, agitação e alegria, os alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) São Caetano preparavam-se para o primeiro almoço no refeitório da escola na última segunda-feira, dia 21. A mudança na rotina marcou o início do programa de turno integral Mais Educação na escola do bairro São Caetano. Após o almoço, os alunos foram encaminhados para a escovação dentária, e posteriormente para a sala de descanso, onde permaneceram até a primeira hora da tarde, quando retornam às atividades do turno regular.

De acordo com a diretora da escola, Marlise Hergessel, ao todo são 30 alunos da escola envolvidos no programa. As oficinas oferecidas em turno oposto ao período escolar são: horta escolar e meio ambiente, esporte e lazer, letramento, matemática, canto coral e musicalização, recreação, informática, teatro, jogos inteligentes e orientação pedagógica. Para isso, a escola conta com dez monitores que coordenam as atividades com os alunos.

Na localidade de Palmas, a Emef Itororó também aderiu recentemente ao programa, sendo a primeira escola rural do município, dentre as cinco existentes, a oferecer turno integral. Cerca de 43 alunos participam das atividades focadas no meio rural, praticando canteiros sustentáveis, esporte na escola, campos do conhecimento e capoeira.

O programa de turno integral foi implantado em agosto de 2011 no município, na Emef Bela Vista, sendo posteriormente estendido às Emefs Barra do Forqueta, Tancredo Neves (bairro Novo Horizonte), Princesa Isabel (bairro Rui Barbosa) e mais recentemente às citadas acima. Atualmente, atende cerca de 370 alunos de 1º ao 5º, que participam de atividades lúdicas educativas em turno oposto ao período de aula. Oficinas relativas ao esporte e lazer, cultura, artes e educação patrimonial, educação em direitos humanos, acompanhamento pedagógico, agroecologia, memória e história das comunidades tradicionais, educação ambiental e comunicação, uso de mídias e cultura digital e tecnológica, são desenvolvidas com os alunos, mantendo as crianças dentro do ambiente escolar, longe da rua e de possíveis vulnerabilidades. Além das atividades desenvolvidas, os alunos também recebem lanches na parte da manhã e tarde, e almoço com cardápio orientado por nutricionista. No total, Arroio do Meio possui 13 escolas municipais e mais de dois mil alunos.

Por daiane